Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
IMPLANTAÇÃO E AVANÇOS DO PROGRAMA DE MONITORIA DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SÃO PAULO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Luciane Vasconcelos Barreto de Carvalho
Autores:
- Andrea Fraga Guimarães Costa
- Marcia Alves Magnani
- Valdemir Rodrigues Pereira
- Ilka Schincariol Vercellino
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A educação utiliza diferentes métodos para alcançar a população acadêmica, com o objetivo de desenvolver competências profissionais e garantir um bom desempenho dos envolvidos. Ao implementar programas de monitoria acadêmica (PMA), as instituições estão criando oportunidades adicionais de suporte aos estudantes, fornecendo apoio ao processo pedagógico, auxiliando na aprendizagem e, consequentemente, influenciando na melhora da qualidade do ensino de graduação. Os objetivos deste trabalho são apresentar o PMA de um Cento Universitário da cidade de São Paulo e relatar as contribuições e avanços deste programa ao longo de 8 anos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem histórico-social, que utilizou como técnica de investigação a análise documental. Os documentos investigados foram: Atas, Ofícios, Decretos, Leis, relatórios e produtos realizados e entregues nos últimos 8 anos a Comissão de Apoio a Monitoria (CAM). Em sua primeira versão, no ano de 2015, o PMA disponibilizou 49 vagas para monitores em 16 programas, ofertando 36 bolsas, contemplando os cursos de administração, biomedicina, fisioterapia, nutrição, medicina, psicologia, tecnologia em radiologia e terapia ocupacional. Em seu último edital, 2023, o PMA ofereceu 75 vagas em 34 programas, ofertando 45 bolsas, contemplando os cursos de administração, biomedicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia, medicina, psicologia, nutrição e tecnologia em radiologia. A estrutura básica do plano de monitoria comtempla 2 semestres e durante seu desenvolvimento tanto o estudante monitor quanto o professor orientador, apresentam um relatório semestral de suas atividades, denominados relatório parcial e relatório final. O orientador avalia o desempenho do monitor, os resultados obtidos de sua atuação no decorrer do período e o desenvolvimento do produto parcial e final. O PMA é conduzido pela CAM, que junto com a coordenação geral e especifica zela pelo bom andamento da monitoria. Observamos que ao longo dos anos o programa vem crescendo e isto se reflete no aumento de publicações, apresentações em congressos, encontros e seminários, elaboração de objetos virtuais de aprendizagem (OVA), aplicativos, videoaulas, laminários, e-book, pagina informativa em rede social, fruto dos produtos entregues. Conclui-se que o sucesso do PMA ocorre devido ao comprometimento, de todos os envolvidos e participação dos estudantes construindo seu próprio conhecimento e atribuindo significado ao que estão aprendendo.