LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS PARA O ENSINO DE PROCEDIMENTOS ASSÉPTICOS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Ana Amélia Antunes Lima
Autores:
  • Adriana Aparecida Paz
  • Luccas Melo de Souza
  • Milena Mallon
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O saber do enfermeiro exige o aperfeiçoamento de habilidades para o domínio de procedimentos assépticos da graduação à assistência profissional. Entretanto, é um desafio para discentes e docentes inovar e dinamizar a prática acadêmica. Na tentativa de superar esse desafio, vídeos educativos têm sido utilizados para estimular e amparar a compreensão dos alunos além das barreiras da universidade. No projeto “Elaboração de recursos didáticos digitais para o ensino de procedimentos assépticos de enfermagem”, do Programa de Iniciação à Docência da UFCSPA, foram construídos 10 vídeos no formato MP4 - considerados como recursos complementares às aulas, principalmente nas disciplinas de Fundamentos para a Prática de Enfermagem II e Gerenciamento em Enfermagem II. Eles estão disponíveis de modo gratuito no canal do YouTube® do Grupo de Pesquisa TeGEST e no ambiente virtual de aprendizagem institucional. Objetivo: Descrever a criação de vídeos educativos sobre procedimentos assépticos de enfermagem. Método: A construção dos vídeos começou pela pesquisa acadêmica para a elaboração do roteiro de gravação com embasamento científico. Os procedimentos foram filmados pela própria equipe com a câmera do celular no Laboratório de Habilidades da UFCSPA que dispõe de manequins e estrutura de simulação. As filmagens foram editadas no Software Movavi® e incluídas as animações desenvolvidas no Software Animaker® para interatividade. A narração do vídeo foi realizada com o uso do celular e importada para os softwares mencionados. Após validação pelos professores do projeto, os vídeos foram alocados no Youtube® na playlist: https://bit.ly/PlayListAssepticos. Resultados: O projeto resultou em 10 vídeos intitulados: Uma introdução ao cateterismo vesical (318 visualizações); Cateterismo Vesical de Demora Feminino (1000) e Homem (424); Cateterismo Vesical Intermitente Masculino (1500) e Mulher (806); Formas de calçar luva estéril (160); Aspiração endotraqueal (631); Cateterismo venoso periférico (2000); Coleta de Sangue Venoso (136) e Coleta de Sangue Arterial (Gasometria) (74). Considerações Finais: A criação de vídeos educativos possibilita o desenvolvimento do raciocínio clínico e de habilidades diversas daquele que o faz, assim como aproxima professor e aluno no compartilhamento de saberes. Além disso, alguns vídeos obtiveram um alcance expressivo, o que demonstra a relevância do tema e a necessidade de diferentes materiais de estudo.