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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
INTEGRALIDADE ASSISTENCIAL NO CUIDADO: PERCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
JOÃO PAULO XAVIER SILVA
Autores:
  • Alexandre Maia Freitas
  • Kerma Márcia de Freitas
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
INTRODUÇÃO: A integralidade como um princípio doutrinário no Sistema Único de Saúde visa o atendimento integral, o qual garante ao cidadão a oferta de uma assistência pautada no holismo. Para a efetiva consolidação do Sistema Único de Saúde, se faz necessário que os profissionais compreendam acerca da fundamentação teórica desse sistema. OBJETIVO: compreender quais as percepções dos acadêmicos de enfermagem sobre a integralidade no cuidado. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada no curso de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior privada no interior do Ceará, entre os meses de junho e julho de 2022. Participaram um total de 15 acadêmicos que atenderam aos critérios de elegibilidade. A coleta de dados se deu por meio de um roteiro de entrevista e os resultados foram analisados pela técnica da categorização temática. O estudo obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob nº 5.307.798. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise permitiu a elaboração de três categorias, na primeira os participantes apresentam uma compreensão sobre integralidade como um princípio que possibilita uma visão ampla das dimensões que constituem o paciente, o que demanda uma assistência que esteja além da prática curativista, mas sim com foco na prevenção e promoção da saúde. A segunda categoria dispõe da interlocução da integralidade na formação teórico e prática, tratando da necessidade da integralidade se fazer presente no campo prático fundamentando a assistência de enfermagem, atendendo as pessoas em todas as suas necessidades. A terceira categoria aborda o desenvolvimento da integralidade assistencial no cuidado a partir de ações construídas cotidianamente, as principais ações que podem ser desenvolvidas são as de educação em saúde, aplicabilidade da visão holística e técnicas favoráveis ao seu atendimento, desse modo a interlocução do campo teórico com o campo vivencial potencializa esse processo CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, é imprescindível investigar sobre a prática profissional de enfermagem e de que forma a assistência deve prestar uma integralidade mais visível em suas ações. No contexto formativo, os acadêmicos exercem um papel importante em sua prática cotidiana em seus campos de estágio, propagando promoção de boas práticas em saúde, enfatizando que é necessário olhar o indivíduo como um todo, para que seja traçado um plano de cuidado que abranja todas as suas esferas.