LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
O ACESSO A TELEDUCAÇÃO NO APRIMORAMENTO DE HABILIDADES DOS ENFERMEIROS: REVISÃO NARRATIVA
Relatoria:
Tanaires mirele de lima Santos
Autores:
  • Iris Marielle Batista Carvalho
  • Izabella Maria Alves da Cruz
  • Kimberlyn Beatriz Silva de Andrade
  • Luiz Miguel Picelli Sanches
  • Patricia Pereira da Silva Picelli Sanches
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A educação a distância no Brasil impulsionou o aumento de cursos e programas profissionalizantes, visando ampliar o acesso e a qualificação dos enfermeiros. O uso de recursos tecnológicos na teleducação proporciona flexibilidade, superando barreiras geográficas, de disponibilidade de tempo e aperfeiçoa a qualidade da assistência à saúde. OBJETIVO: Realizar uma revisão narrativa da literatura para explorar e discutir as principais abordagens, tendências e desafios relacionados à teleducação no Brasil, com foco no acesso a cursos e programas profissionalizantes para o aprimoramento de habilidades dos enfermeiros. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PUBMED/MEDLINE, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). O estudo foi realizado em junho de 2023 e orientou-se pela seguinte pergunta condutora: Quais são as principais evidências e tendências encontradas na literatura em relação à educação a distância no Brasil e seu impacto no acesso a cursos e programas profissionalizantes voltados para o aprimoramento de habilidades dos enfermeiros? Os descritores utilizados foram: educação a distância, teleducação, enfermagem e educação continuada. Durante a pesquisa, os artigos foram filtrados pelos idiomas português e inglês, no intervalo de publicação entre 2013 e 2023. RESULTADOS: Foram selecionados 25 artigos. Dentre as potencialidades da teleducação na enfermagem, foi identificado que a modalidade EAD facilita o acesso a materiais educacionais, favorece a atualização profissional no uso de ferramentas digitais e oportunidade de aprendizado autoinstrucional. No entanto, ressaltou-se a necessidade de aptidão dos envolvidos para lidar efetivamente com as novas tecnologias e objetos de aprendizagem digitais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A teleducação tem sido uma maneira relevante de promover a aperfeiçoamento profissional de enfermeiros, auxiliando no enfrentamento da falta de tempo para participar de cursos presenciais e nos desafios para conciliar trabalho e estudo. A educação a distância na formação dos profissionais da área da saúde promove o desenvolvimento contínuo de competências, por meio da cooperação, participação ativa, responsabilidade, capacidade de tomar decisões e intervenção efetiva.