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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
A PRÁTICA DO YOGA COMO FERRAMENTA PARA O CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE
Relatoria:
Luan Henrique Medeiros Dantas
Autores:
  • Rosângela diniz cavalcante
  • Yara Luiza Pessoa dos Santos
  • Lourival Bezerra da Costa Júnior
  • Caroline Pereira Fernandes
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Em 2006, o Ministério da Saúde traz a implantação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC (Brasil, 2006), que dentre seus objetivos principais destacam se o de incorporar e implementar a mesma PNPIC para os serviços e unidades do SUS, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde, dentre essas práticas encontra-se o yoga, que trabalha o equilíbrio entre corpo físico e mental, o que promove o autocuidado, autoconhecimento trazendo um olhar integral sobre a saúde. OBJETIVO: Relatar a experiência de discentes membros do Núcleo de Prática Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS) como monitor de aulas de yoga ofertados pelo projeto. METODOLOGIA: Experiência vivenciada pelos integrantes do NUPICS, monitores de yoga, do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó-RN, durante o semestre letivo 2022.2, onde é oferecido semanalmente para a comunidade acadêmica a prática do yoga em ambiente acolhedor, com auxílio de musica relaxante e aromaterapia. RESULTADOS: Através da realização das aulas pode-se desmistificar a visão prévia que os participantes tinham a respeito do yoga, dando-lhes uma nova perspectiva dessa prática como ferramenta acessível e de grande impacto na saúde, auxiliando no relaxamento, redução do estresse, e proporcionando o desenvolvimento do autocuidado e autoconhecimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A vivência possibilitou a aproximação dos discentes com a prática do yoga, firmando a importância dessa prática integrativa e complementar para o cuidado integral da saúde, promovendo saúde e bem estar. Além disso, promoveu a sensação de bem-estar, relaxamento e o alívio de estresse, atuando na redução de sintomas físicos e mentais dos participantes que mantiveram uma boa frequência nas aulas.