LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA NO ENSINO/APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
Luan Henrique Medeiros Dantas
Autores:
  • Linda Kátia Oliveira Sales
  • Ryan Carlos Vale dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O enfermeiro é um dos profissionais responsáveis pelo acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, através dos índices antropométricos e marcos de desenvolvimento, sendo realizados durante o momento da consulta de puericultura. Alguns estudos apontam fragilidades durante o processo de aprendizagem principalmente em atividades tradicionais, sendo assim, é de suma importância que os graduandos em enfermagem vivenciem experiências com metodologias ativas adquirindo competências e fortalecendo seu processo ensino/aprendizagem. OBJETIVOS: O presente trabalho teve como objetivo a construção do material pedagógico em formato de história em quadrinhos como metodologia ativa para condução da aula sobre a consulta de puericultura para a disciplina “Enfermagem no processo Saúde/Doença da criança e do adolescente” do curso de graduação em enfermagem, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Caicó/RN. METODOLOGIA: Para produção da história em quadrinhos foi realizada uma pesquisa prévia, em seguida foi escrito o roteiro contendo caso clínico e as cenas e por fim a produção das artes e impressão. RESULTADOS: Como resultado foi obtido uma História em quadrinhos lúdica e criativa, que possibilitou uma aula mais dinâmica e participativa auxiliando no engajamento dos discentes com as discussões a respeito da temática. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tal experiência resultou ao corpo discente e docente, uma valiosa experiência na produção de materiais pedagógicos, além de proporcionar o envolvimento da turma e fortalecimento do ensino/aprendizagem adquiridos por essa metodologia.