Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
MAPAS CONCEITUAIS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Salatyel Haran Caetano da Silva Paiva
Autores:
- Ennia Rodrigues Fernandes
- Emile Eduarda da Costa Freitas
- Jéssica Luana Silva Mendes Carvalho
- Igor Nascimento da silva
- Maria Laudinete de Menezes Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Mapas conceituais são ferramentas de aprendizagem que se utilizam de conceitos dentro das temáticas escolhidas e expressam o que os alunos aprenderam sobre determinado conteúdo, ou até mesmo, pode ser utilizado para resumir textos de maneira didática (TAVARES, 2007). Diante disso, o conceito de utilização dessa ferramenta na sala de aula é de uma ferramenta de expressão de conhecimento pautada na utilização de conteúdo didáticos, facilitando assim a aprendizagem pelos discentes. OBJETIVO: Compartilhar a experiência da utilização dos mapas conceituais no aprimoramento da aprendizagem acerca de temáticas abordadas em componentes curriculares do curso de enfermagem. METODOLOGIA: Os mapas conceituais foram feitos a mão e de forma digital, partindo de desenhos e conceitos, com a finalidade de instigar os alunos a leitura de textos, refletir sobre assuntos discutidos em sala e a realização de resumos. Entre as temáticas dos mapas conceituais vale citar as células da glia e o desenvolvimento embrionário referentes as disciplinas de “Desenvolvimento Humano” e “Embriologia e Histologia”. RESULTADOS/DISCUSSÃO: O exercício desenvolvido apresentou resultados satisfatórios no que se refere a aprendizagem dos alunos sobre os temas/textos. A partir da análise da atividade, foi possível observar alguns aspectos importantes, como exemplo, a forma como o aluno vê os conteúdos abordados, utilizando-se de métodos como imagens, cores, formas e de maneira livre, escrever sobre o conteúdo para uma melhor assimilação, e o objetivo de toda essa metodologia, que é o aprendizado de forma mais didática, com expressão artística que pode ampliar o entendimento dos discentes no que diz respeito as temáticas sugeridas. CONCLUSÃO: Diante do exposto, foi possível obter uma melhor visão das temáticas abordadas nas disciplinas, além de utilizar uma nova ferramenta de educação na aprendizagem do aluno de enfermagem, o que remete a realidade e as novas perspectivas de ensino e aprendizagem. Dessa forma, foi possível observar a compreensão dos conteúdos pelos discentes e variedade de conteúdos que podem ser abordados a partir da ferramenta descrita, tornando assim, a sua aplicação uma forma de aproximar o aluno das temáticas sem tornar o processo de aprendizagem denso.