Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
ENSINO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Relatoria:
RAFAELA BRAGA PEREIRA VELOSO
Autores:
- Nayara Mendes Cruz
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Preconiza-se que os Programas da Residência Multiprofissional em Saúde sejam orientados por estratégias pedagógicas capazes de utilizar e promover cenários de aprendizagem configurados nas redes de atenção à saúde, tendo a atenção básica como espaço privilegiado. Adotam-se metodologias e dispositivos da gestão da clínica ampliada, de modo a garantir a formação fundamentada na atenção integral, multiprofissional e interdisciplinar. Os Programas são compostos por teoria e prática. Nesse sentido, no primeiro semestre da residência encontra-se o componente Políticas de Saúde a fim de orientar a formação em saúde para o Sistema Único de Saúde. No componente curricular teve utilização de vídeo, exposição dialogada e seminários apresentados pelos residentes. Objetivo: Relatar a experiência na qualidade de docentes do componente curricular Políticas de Saúde em Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência em Feira de Santana, Bahia do período de março a junho de 2023. Metodologia: Relato de experiência de docentes do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia do período de março a junho de 2023. Resultados: Com o decorrer do componente foi verificado a associação da teoria pertinente ao conteúdo apresentado com a prática hospitalar realizada pelos residentes. O compartilhamento de vivências, estudo de caso, leitura de artigos e apresentação das políticas facilitou o processo de ensino aprendizagem. Considerações finais: Ao final do componente houve uma avaliação positiva por parte dos residentes e docentes de modo a atingir o objetivo inicial. Com o debate de referências conceituais para o estudo das políticas públicas foi possibilitado uma aproximação das políticas e identificado os desafios da prática vivenciada pelos residentes em campo de atuação.