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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
INTERVENÇÃO EDUCATIVA PAUTADA NA PERSPECTIVA DE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO
Relatoria:
IGOR DE SOUSA NÓBREGA
Autores:
  • Maria Cidney da Silva Soares
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Estima-se que cerca de 95% das Lesões por Pressão sejam evitáveis. Ainda assim, a incidência média desta afecção, a nível internacional, varia de 5,6% a 28,6%. No Brasil, essa variável oscila entre 9,5% a 59,5%, reforçando a imprescindibilidade da adoção de estratégias preventivas. A enfermagem, por corresponder a maior força de trabalho em saúde do Brasil, deve estar preparada para atuar frente a prevenção desse dano, incorporando estratégias assistenciais que visem a segurança do paciente. Objetivo: Analisar o conhecimento, sobre LP, de enfermeiros que atuam em Unidades de Terapia Intensiva, antes e depois de uma intervenção educativa. Método: Estudo transversal, não randomizado, do tipo pré e pós intervenção, de caráter descritivo e de abordagem quantitativa, desenvolvido em ambiente virtual, utilizando o o Pieper's Pressure Ulcer Knowledge Test. Os dados foram tabulados no no Microsoft Office Excel para realização de análise estatística comparando o conhecimento dos participantes antes e após intervenção educativa. Como critérios de inclusão, adotou-se: : ser brasileiro, possuir graduação em enfermagem e atuar no cuidado a pacientes acamados em Unidade de Terapia Intensiva. Já como critérios de exclusão, empregou-se: possuir tempo de prática em Unidade de Terapia Intensiva inferior a seis meses e não participar da intervenção educativa. Resultados e Discussão: A amostra da pesquisa foi composta por quatro enfermeiros. Assim, identificou-se que os participantes apresentaram média de acertos igual a 82,91% antes da realização da intervenção educativa. Em contrapartida, após ação educativa, com reaplicação do teste de conhecimento, os participantes obtiveram média de acertos igual a 92,68%, conforme recomendado pelo teste de Pieper. Considerações Finais: A intervenção educativa apresentou resultado positivo no conhecimento dos enfermeiros, conforme verificado no pós-teste. Esse cenário evidencia a imprescindibilidade de ações de educação permanente com foco na capacitação profissional e, consequentemente, melhoria da qualidade assistência prestada.