Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
SAÚDE DA CRIANÇA HOSPITALIZADA: TROCA DE SABERES ENTRE ENFERMEIRANDAS, PAIS E PROFISSIONAIS
Relatoria:
Maria luiza Cândido Cardoso
Autores:
- Antônia Líria Feitosa Nogueira Alvino
- Danielly Kaliana Andrade dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: o processo de hospitalização da criança é um momento complexo que envolve sentimentos diversos. Faz-se necessário que os pais detenham de conhecimentos específicos que possibilitem os cuidados recomendados, além da necessidade de os profissionais planejarem e implementarem um plano de cuidado efetivo e resolutivo para a criança e sua família após a alta hospitalar. OBJETIVO: desenvolver atividades de educação em saúde com pacientes e profissionais da internação pediátrica de um hospital público. METODOLOGIA: trata-se de um relato de experiência vivenciado por enfermeirandas do curso de graduação em Enfermagem na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), direcionada aos pacientes e profissionais presentes na internação pediátrica de um hospital público. A ação seguiu as seguintes etapas: conhecimento sobre o público alvo, escolha do tema, planejamento e execução das ações, produção de materiais educativos e apresentação do conteúdo. RESULTADOS: o primeiro e segundo encontro, foi direcionado aos pais das crianças hospitalizadas, abordando a temática das síndromes respiratórias. Inicialmente, foi realizada uma dinâmica denominada “caixa respiratória” contendo perguntas disparadoras sobre síndromes gripais e cuidados com a criança. Na sequência, ocorreu a demonstração de como realizar a lavagem nasal. O terceiro e quarto encontro, foi direcionado aos profissionais, abordando a temática da alta segura, onde realizou-se a produção conjunta de um mural do conhecimento e em seguida, foi explanado e discutido a temática por meio de um checklist, contendo passos para a melhor qualidade na assistência. No quinto e último dia, as ações foram direcionadas para as crianças internadas, desenvolvendo atividades lúdicas por meio de jogos, contação de histórias, brincadeiras e a entrega de um kit com livro de colorir e lápis de cor. Ao final de cada encontro realizou-se um momento de avaliação denominado de “termômetro avaliativo”. CONSIDERAÇÕES FINAIS: a vivência e as metodologias utilizadas possibilitou a troca de conhecimentos a partir do diálogo e interação com pacientes e profissionais. Foi possível compreender as necessidades da população e disseminar informações sobre os cuidados em saúde. Entende-se que o compartilhamento de saberes é benéfico tanto para os graduandos quanto para os usuários, além disso, a aproximação com a prática e rotina profissional possibilita a compreensão da atuação do enfermeiro no serviço de saúde.