LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
O PAPEL DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADEMICA DE TECNICOS EM ENFERMAGEM: Um relato de experiência.
Relatoria:
ROSEANNE NUNES BARBOSA NADLER
Autores:
  • Viviane Nascimento Alves
  • Sâmia Vieira Batista da Silva
  • GEORGIA SILVA SOARES MENOR
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O exercício da monitoria-acadêmica é uma oportunidade para oestudante desenvolver habilidades inerentes à docência, aprofundar conhecimentos na área específica e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos-monitorados. Programas de monitoria são atividades complementares que oportunizam os estudantes a vivência diferenciada das questões educacionais. Apesar das instituições de ensino superior já utilizarem essa metodologia de aprendizagem a bastante tempo, as escolas de nível profissionalizante não há usufruem com frequência. Objetivo: o presente relato de experiência tem por objetivo esboçar atividades planejadas e executadas durante a criação da monitoria-acadêmicana disciplina administração de medicamentos e soluções do curso técnico em enfermagem do SENAC-PI em outubro de 2022. Metodologia: O projeto teve 3 etapas: 1- Seleção dos monitores: nessa etapa foi realizada inscrição dos discentes interessados em participar através de link por formulário eletrônico e prova objetiva e discursiva. Foram inscritos 20 alunos, destes, 08 foram aprovados. 2- Formação dos Monitores: Os monitores participaram de dois dias de treinamento intensivo com a professora com prática de aplicação de medicamentos. 3- Monitoria dos alunos: Após formação os monitores cada monitor ficou responsável por 8 alunos nas aulas práticas e o professor no gerenciamento do processo de ensino aprendizagem. Resultados: O projeto de monitoria teve duração de 02 meses de outubro a dezembro de 2022, a seleção foi no mês de outubro e a formação dos monitores no início de novembro, as práticas supervisionadas pelos monitores iniciaram em novembro e se estenderam até o dia 08 de dezembro. Ao todo foram 12 dias de práticas, cada monitor foi responsável pela formação de 08 alunos.