LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
A IMPORTÂNCIA DE EXPERIÊNCIAS EXTENSIONISTAS COM INSULINOTERAPIA SUBCUTÂNEA PARA A FORMAÇÃO DO DISCENTE
Relatoria:
Maria Fernanda Nascimento Modesto
Autores:
  • Abigail Yawo Atsufui Duho
  • Thiago Cardoso Modesto
  • Ana Rosa Botelho Pontes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O diabetes se caracteriza como uma síndrome metabólica com múltiplas complicações, cabe a enfermagem o cuidado com o paciente diabético tal qual o acompanhamento do tratamento. Visto isso, ações educativas auxiliam na manutenção do bem-estar dessas pessoas, mas também, têm um papel relevante enquanto vivência extensionista para acadêmicos em formação. Objetivo: Relatar a vivência de acadêmicos de enfermagem frente à experiência com a insulinoterapia subcutânea em ações extensionistas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de caráter qualitativo sobre a experiência de acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública federal com a temática insulinoterapia subcutânea em ações extensionistas, vinculadas ao projeto “Promoção de Saberes sobre Insulinoterapia Subcutânea aos Pacientes Diabéticos do Programa Hiperdia”, no período de agosto de 2022 até agosto de 2023. As ações em saúde foram realizadas em uma unidade básica de saúde de Belém do Pará para um público de idosos insulinodependentes. Antes das ações educativas, os acadêmicos realizaram capacitações tendo como mediadora a enfermeira do serviço, usando manuais técnicos do Ministério da Saúde, vidros de insulinas reabastecidos com água, seringas e agulhas de insulina e um boneco de tecido com as regiões de aplicação da insulina demarcadas, para o treinamento de preparo e administração da insulina. No segundo momento, os acadêmicos produziram tecnologias educativas para serem usadas como material didático nas ações educativas. Resultados: A capacitação proporcionou à aquisição de conhecimentos técnicos e de habilidades na administração de insulina e ainda foram produzidos 3 cartazes ilustrativos, 1 folders, 1 cartilha e 10 placas de verdadeiro/falso, todos voltados para a temática do projeto. O preparo para as ações, tal qual a execução exigiu planejamento e aprofundamento dos conteúdos a serem abordados, assim como, o desenvolvimento de habilidades educativas para a socialização das informações de maneira clara e adequada ao perfil do público alvo. Considerações finais: A vivência de acadêmicos de enfermagem em ações extensionistas sobre a temática insulinoterapia subcutânea permitiu o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de diversas habilidades inerentes ao enfermeiro, contribuindo para a formação acadêmica, como também para a melhoria do cuidado de enfermagem, para a troca de saberes entre discente-comunidade, elevando a qualidade de vida do paciente diabético.