Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A ATUAÇÃO DE PROJETO DE EXTENSÃO NA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE OCULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Ingred Costa de Lima
Autores:
- Lucrecia Aline Cabral Formigosa
- Andréia Pessoa da Cruz
- Patrícia Danielle Feitosa Lopes Soares
- Gisele Monteiro Viana
- Arthur Filocreão dos Santos Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As extensões nos cursos da área da saúde são de extrema importância para a formação do futuro do profissional, uma vez que a experiência adquirida através de práticas e diálogo com a sociedade permitem um olhar diferente sobre a atuação. Entretanto, são poucas as ações de promoção à saúde voltadas para os problemas oculares em todo o mundo, tornando-se um grande desafio a educação da população. Nesse sentido, a enfermagem tem o papel de agente transformador da realidade, favorecendo os processos de educação em saúde e disseminando orientações sobre as mais variadas temáticas em saúde. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem durante projeto de extensão universitário em ambulatório de oftalmologia. Metodologia: Estudo descritivo de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, elaborado a partir da vivência de discentes de Enfermagem em extensão universitária entre maio e julho de 2023 em Hospital de Referência Oftalmológica na Região Norte. Resultados: O projeto de extensão visa abordar a educação e a humanização em oftalmologia através de ações de caráter preventivo e de promoção à saúde, favorecendo o protagonismo dos usuários do serviço e estabelecendo troca mútua de saberes e experiências entre o profissional e o usuário. Antecipadamente, organizavam-se os materiais relacionados à saúde ocular, e para fundamentar a comunicação foram elaborados materiais educativos (folders), na plataforma de design Canva. Em cada mês foram realizadas ações em saúde com temas específicos: maio/glaucoma, junho/ceratocone; julho/verão. Elas foram iniciadas por meio de diálogo, onde utilizava-se o produto do projeto, o folder, além de banner com conteúdos visuais análogos à temática para simbolizar o assunto. Durante as práticas, houve interação dos usuários, convém reforçar que a participação ocorreu mediante questionamentos, dúvidas acerca do conteúdo; protocolo de atendimento na unidade de referência; o que deve ser feito em casos de suspeitas de doença ocular, sendo estes alguns exemplos vivenciados pelos voluntários. Considerações finais: Conclui-se que a extensão universitária tem ampliado o compreensão do binômio usuário-profissional sobre a saúde ocular, pois reforça o conhecimento científico, a criatividade de produção e organização das ações pelos acadêmicos, assim como potencializa a apropriação de informações pelos usuários na promoção e prevenção da saúde ocular, tornando-os protagonistas no processo saúde-doença.