LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
CAPACITAÇÃO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA ALUNOS DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Guilherme de Assis Vieira
Autores:
  • Bianca Cavalcante Martins
  • Raissa Pereira Bessa
  • Victor Caetano Rodrigues
  • Thais Vitoria Pinheiro Da Silva
  • Sarah Laurindo Pinto
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O atendimento pré-hospitalar consiste na prestação de socorro realizado no ambiente extra-hospitalar visando prevenir agravos e aumentar a chance de sobrevida de acometidos por condições clínicas ou traumáticas. A partir disso, surge a importância de transmitir o conhecimento sobre o assunto, tendo em vista que a aptidão para salvar uma vida é indispensável para toda e qualquer pessoa no contexto da atual sociedade. Sob essa ótica, o Núcleo de Urgência e Emergência Pré-Hospitalar (NUEMPH) desenvolveu uma atividade de extensão destinada a estudantes da graduação de biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). OBJETIVOS: Relatar a experiência da capacitação sobre primeiros socorros para discentes do curso de biologia. METODOLOGIA: A ação foi realizada durante quatro horas, sendo iniciada com uma etapa teórica, em que foi explanado sobre o manejo com animais peçonhentos, controle de hemorragias, reversão de Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE) e Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Sendo abordado de forma objetiva e abrangente quanto a variações situacionais ou a faixa etária, com o intuito de se obter uma positiva compreensão e garantir uma aprendizagem de qualidade. Em seguida, houve um breve momento destinado a responder questionamentos referentes à adaptação de técnicas. Posteriormente, foi desenvolvida a etapa prática, na qual ocorreu a simulação e a demonstração de uma experiência realística em manequins e simuladores apropriados para o treinamento de RCP e desobstrução das vias aéreas, na qual todos os estudantes demonstraram interesse e aplicaram o conhecimento teórico obtido com o devido acompanhamento e apoio dos integrantes do NUEMPH. RESULTADOS: Os vinte e cinco estudantes de biologia que receberam o conteúdo lecionado, demonstraram progressivo êxito na atividade, mostrando-se curiosos, empolgados e interessados em participar, expressando também a vontade de consertar equívocos cometidos anteriormente. CONCLUSÃO: Conclui-se que a atividade desenvolvida possui uma evidente assimilação de conteúdo, contribuindo com o preparo adequado dos discentes abrangidos pela ação. Logo, fazendo com que esses universitários estejam mais capacitados para intervir em situações de periclitação da vida, caso necessário.