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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA PVHIV NO CONTEXTO DA PANDEMIA PELA COVID-19: MEMORIAL INTRODUTÓRIO
Relatoria:
Larissa Freitas Pardal
Autores:
  • Aline Miranda da Fonseca Marins
  • Priscila Brigolini Porfirio Ferreira
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Trata-se de um Guia de Orientações, especialmente desenvolvido para pessoas que vivem com HIV e AIDS (PVHIV) num contexto atípico e desafiador de crise sanitária mundial. O presente material foi desenvolvido com o objetivo de subsidiar orientações específicas às PVHIV, a fim de aumentar a autonomia desse grupo populacional no que tange aos cuidados com a própria saúde. A busca por artigos científicos que fundamentam este guia de orientações foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde. Foram utilizados os seguintes descritores: a) HIV AND atenção primária à saúde AND infecções por coronavírus, HIV AND estratégia saúde da família AND infecções por coronavírus, b) HIV AND atenção primária à saúde AND infecções por coronavírus AND cuidados de enfermagem. Após aplicação do filtro “texto completo”, obteve-se 7, 0 e 0 resultados, respectivamente. Todos publicados apenas nos últimos 5 anos e nos idiomas inglês e português. Dos sete artigos encontrados, 3 eram duplicatas, portanto, foram excluídos. Restando 4 artigos para análise. O guia de orientações que foi criado e destinado aos usuários dos serviços de atenção primária à saúde é um produto fruto do treinamento em serviço do Programa de Residência em Enfermagem na Estratégia Saúde da Família EEAN-UFRJ-SMS/RJ. O material foi enviado para distribuição entre os pacientes da unidade de saúde da família em que estive lotada. Trabalhou-se com uso de linguagem simplificada e atrativa para que o presente instrumento de educação em saúde atingisse seu objetivo de despertar o interesse do público-alvo para o consumo das informações nele contidas, especialmente por tratar-se de público leigo. É atribuição do Sistema Único de Saúde (SUS) a elaboração de estratégias que contribuam para a educação em saúde, formação de profissionais da área e incentivo à pesquisa. A troca de informações pode ocorrer durante as consultas de enfermagem, grupos de educação em saúde e até mesmo nos corredores das unidades de saúde. O importante é que se faça uso de uma ideologia libertadora, isto é, uma forma de educar que favoreça a emancipação dos cidadãos e os torne cada vez mais aptos a transformarem suas realidades.