LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DE FERRAMENTAS EDUCACIONAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Sarah Layenne Melo dos Santos
Autores:
  • SAMANTA BARBOSA FEITOSA
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Hanseníase é uma doença crônica infectocontagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, são classificadas como suas principais características clínicas o surgimento de manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou acastanhadas, formigamento, dormência, diminuição da força muscular e perda de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Objetivo: Relatar a experiência de atividades de educação em saúde realizadas de forma proativa por discentes em um projeto de extensão. Método: Foram realizadas 8 ações de educação em saúde entre maio e agosto de 2022, visando informar e sanar as dúvidas da população a respeito da doença, para realização das ações foi utilizado um banner com informações sobre o contexto social, epidemiológico e clínico da patologia, além disso foram utilizadas ferramentas educacionais para fixação e avaliação do conhecimento obtido, para tal finalidade foram realizadas diferentes dinâmicas em todas as ações. Resultados: Durante o período em que foram realizadas as ações constatou-se que a população apresenta conhecimento limitado sobre a hanseníase, como a transmissão da doença, características clínicas, etc. As dinâmicas realizadas no projeto foram: balão de perguntas em que o participante estoura o balão e responde a pergunta, dessa forma foram separados 10 balões de festa, cada um com uma pergunta sobre a doença; Mitos e verdades, com 20 papéis dobrados, sendo 10 referente a mito e 10 referente a verdade, em que o participante escolhe 2 papéis cada um contendo uma frase. Roleta de perguntas, abrangendo 8 perguntas, na qual o participante girava a roleta e respondia à pergunta; Urna, no interior da caixa haviam 10 bolas elencadas de 1 a 10 e uma folha com questões enumeradas, essa dinâmica foi utilizada em duas ações devido a maior interatividade da população com a mesma; Ligue a imagem, foi utilizado um quadro branco e um piloto, no quadro foram colocadas 4 imagens e 4 conceitos relacionados ao tipo da patologia, com o auxílio do piloto, o participante liga a foto a sua respectiva forma. Considerações finais: Diante do exposto, é fundamental estruturar mais atividades de educação em saúde utilizando-se ferramentas educacionais, para que a população aprenda mais sobre a temática e tenha suas dúvidas esclarecidas, destaca-se também o papel dos discentes envolvidos com projetos de extensão, pois através deles são transmitidas informações com embasamento científico e de extrema relevância para sociedade.