LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ENFERMEIRO RESIDENTE EM CIRÚRGICA NO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Rafaela Nunes da Costa
Autores:
  • Rosinete Malafaia
  • Marta Nunes Lira
  • Thales Douglas Xavier do Rosário
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Educação Permanente em Saúde (EPS) baseia-se nas necessidades do serviço em adequar as atividades assistenciais a rotina laboral, inserida no ambiente de trabalho, conforme instituída na Portaria GM/MS nº 198/2004, a fim de promover a formação e o desenvolvimento de trabalhadores da saúde. Objetivo: Descrever a atuação do Enfermeiro residente em cirúrgica para o desenvolvimento de competências referentes à educação Permanente em Saúde. Relato de experiência: O residente de Enfermagem Cirúrgica do primeiro ano, durante o rodízio interno em um Hospital Estadual de Pernambuco, na cidade do Recife, no período de Setembro de 2022, desenvolveu a consolidação e aprimoramento dos conhecimentos teóricos e práticos aplicáveis às metodologias do ensino. As ações foram previamente planejadas através do estudo de meio, intermediada por visitas in loco, sequenciadas em três dias, a fim de conhecer as equipes e escutar as inquietações do grupo guiando-os por perguntas norteadoras, direcionada à temática abordada. Etapa fundamental para iniciar a imersão na atividade e compreender o cenário, sendo fundamental para orientar a elaboração do plano de aula e plano de curso, direcionadas às necessidades do setor, aproximando o residente do uso de ferramentas utilizadas para sistematizar as ações de ensino, guiadas por um Estado da Arte atualizado. A aplicabilidade da metodologia ativa e da simulação realística possibilitou ao residente, inserido no contexto como facilitador do conhecimento, a construção da reflexão crítica sobre as adversidades e benefícios existentes no processo de ensino-aprendizagem. Considerações finais: A vivência aproximou o residente das metodologias para facilitar o ensino-aprendizagem, além de ampliar suas técnicas de aplicabilidade para a disseminação de conteúdos científicos, preparando-o para o ser docente na construção de espaços de aprendizado na equipe durante o seu exercício profissional, a fim de fomentar o incremento das práticas profissionais.