Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
MONITORIA ACADÊMICA DE FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM SOB A ÓTICA DO ENFERMEIRO EM FORMAÇÃO
Relatoria:
Layane Cerqueira Lugão
Autores:
- JOSÉ MARCOS NUNES BENEVENUTE
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A monitoria auxilia no processo de auto empoderamento dos discentes, proporcionando um ambiente ativo de aprendizagem, em que o monitor colabora para o aprimoramento das habilidades práticas dos estudantes em relação às técnicas de enfermagem e sua conexão com os conceitos teóricos. Objetivo: Avaliar a percepção do graduando em Enfermagem sobre a importância da monitoria na disciplina de fundamentos de enfermagem. Metodologia: Estudo descritivo, com abordagem quantitativa de recorte do estudo original “Percepção dos discentes de enfermagem sobre a monitoria na disciplina de fundamentos de enfermagem”, estudo realizado em 2023, com aprovação em Parecer nº 6.100.700. Resultados: Participaram 21 graduandos em Enfermagem de instituição de Ensino Superior (IES), do sul Capixaba. A monitoria foi realizada por 4 alunos, no laboratório de semiologia de Enfermagem da IES para a disciplina de Fundamentos de Enfermagem do 4º período. Foram coletados os dados por questionário eletrônico, analisados pela estatística descritiva, apresentados em tabela de distribuição de frequência absoluta e relativa. Prevaleceram, na opinião dos participantes, sobre atividades de monitoria, 90% concordam totalmente que a aprendizagem entre colegas se dá pela ajuda mútua e 79% que estas experiências estimulam a aprendizagem, 52,38% discordam totalmente que pode substituir o ensino individual, 76% concordam que complementa o ensino do professor. Por outro lado, 38% discordam totalmente que aprender e ensinar se confundem, sendo possível pensar que ensinar e aprender são processos distintos, quando deveriam ser entendidos como complementares, já que compartilhar ensinamentos proporciona aquisição de novos conhecimentos. Outro estudo corrobora a monitoria como suporte fundamental que amplia significativamente o campo do aprendizado, destacando o conhecimento pode e deve ser adquirido não apenas no contexto da sala de aula, mas também por meio de atividades complementares, trazendo vantagens para todos envolvidos no processo educacional. Considerações finais: No estudo dos fundamentos de enfermagem, na visão dos bacharelandos de enfermagem, a monitoria se apresentou como oportunidade valiosa para aprimorar habilidades e destreza manual, além de integrar a fundamentação teórica aos procedimentos técnicos. Portanto, essa abordagem é enriquecedora, enquanto favorece aprendizado mais completo e eficaz, preparando os futuros profissionais para a prática clínica segura e competente.