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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO À DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Relatoria:
Sara Teixeira Braga
Autores:
  • Aline Sampaio Rolim de Sena
  • Ana Caroline Sales da Silva
  • Rosely Leyliane dos Santos
  • Viviane Martins da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O estágio à docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação e a qualificação do ensino de graduação. Objetivo: Descrever a experiência de estágio à docência em disciplina do curso de nível superior em Enfermagem. Metodologia: Relato de experiência, sobre o estágio à docência de uma mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem de uma universidade pública da capital cearense. Foi realizado no período de março a julho de 2023 como pré-requisito na grade curricular da pós-graduação efetivado na disciplina de Semiologia do curso de graduação em enfermagem. Resultados: A disciplina é de caráter obrigatório, semestral, dividida em teórico e prática e com carga-horária total de 96 horas. O objetivo da disciplina é instrumentalizar o aluno para aplicar o método científico nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais na prática de avaliação da clientela. A participação da mestranda no estágio de docência deu-se sob a supervisão da professora orientadora. Nesse processo, a mestranda atuou nas seguintes etapas: elaboração de material didático, atuação em aulas práticas em laboratório, atendimento aos alunos e aplicação de provas e supervisão nas aulas práticas em campo. Houve a inserção da mestranda em campo prático, a fim de validar a prática observada e refletir sobre ela. Além do mais, a capacidade de reflexão crítica, aplicação de conhecimentos teóricos e orientação para com os alunos foi essencial na construção de arcabouço didático necessário ao desenvolvimento de um futuro docente. As práticas hospitalares fazem parte do escopo básico da ciência de enfermagem no que consiste na aplicação dos métodos propedêuticos, anamnese, exame físico, além de leitura e discussão por meio de prontuários dos clientes. Momento este cercado de riquezas quanto a descoberta das patologias clínicas e acurácia de fatores que fazem parte do raciocínio clínico em enfermagem. Por sim, a integração entre graduação e pós-graduação contribuem para despertar no futuro professor uma consciência crítica e facilitadora dos processos de ensino e aprendizagem, além de favorecer a troca de experiências, permitindo a pós-graduanda, refletir sobre a articulação de conhecimentos. Considerações Finais: Esses momentos se constituíram em contextos ricos em aprendizagens para a pós-graduanda, permitindo-lhe conexões com a prática e o desenvolvimento de competências docentes.