Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO CONTINUADA SOBRE OS TIPOS DE TECIDOS E COBERTURAS DE FERIDAS PARA ACS DE UMA UBS NO AMAZONAS
Relatoria:
Vivianny Kemelly de Souza Nunes
Autores:
- Jennifer Costa Bentes
- Erlinda Clayza Pontes Angulo
- Letícia Crislem Vilhena de Lavor,
- Marcos Luan Chaves da Silva
- Eliana Rodrigues Amaral
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A ferida caracteriza-se por ser uma lesão, que provoca a ruptura da pele e tecidos subjacentes podendo se apresentar como cortes superficiais ou feridas profundas com um maior grau de complexidade, elas podem ser decorrentes de uma cirurgia, doença ou trauma. O Agente Comunitário de Saúde (ACS) desempenha um papel importante na atenção primária a saúde, tendo em vista, que ele é o profissional mais próximo da comunidade, realizando diariamente um trabalho contínuo através das visitas domiciliares. Mesmo não sendo habilitado para realizar o curativo de lesões da área, o ACS pode e deve identificar precocemente a presença de feridas ou lesões, orientar as pessoas quanto aos cuidados com a pele, monitoramento da evolução da cicatrização, identificar possíveis intercorrências e oferecer um suporte emocional. OBJETIVO: Descrever a atividade de educação continuada com ACS de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Coari-AM sobre os tipos de tecidos e coberturas. MÉTODO: Relato de experiência dos acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sobre educação continuada com 7 ACS de uma UBS do município de Coari, interior do Amazonas, realizado no mês de junho de 2023. A educação continuada sobre tipos de tecidos e coberturas foi realizada com um cartaz, que havia sido confeccionado anteriormente, que continha informações sobre o tema. O material tinha imagens, mostrando a diferença entre os tecidos de necrose de coagulação e liquefação, granulação e epitelização. Além disso, tinha imagens mostrando as coberturas que podiam ser utilizadas no tratamento de feridas, dividido, para fins de organização, em categorias: desbridamento, feridas infectadas, prevenção e outros. Foi entregue para eles um material, que continha informações sobre os diversos tipos de coberturas e suas indicações, instrumento esse que poderia ser levado durante as visitas. RESULTADOS: A atividade desenvolvida foi bastante proveitosa, tendo em vista, que os ACS mostraram-se interessados e compromissados em aplicar na prática aquilo que havia sido apresentado, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A educação continuada foi uma ferramenta que teve um feedback de avaliação positiva. Possibilitando aos ACS uma melhor capacidade de oferecer suporte na promoção da saúde e ampliação dos conhecimentos.