LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ATIVIDADES DE DOCÊNCIA ASSISTIDA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Kalyne Araújo Bezerra
Autores:
  • Joyce de Sousa Lima
  • Gustavo de Oliveira Tavares
  • Vinicius Rodrigues de Oliveira
  • Silmara de Oliveira Silva
  • Jonas Sâmi Albuquerque de Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A docência assistida ou estágio docente, compreende a atuação de discentes dos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, sob a supervisão e orientação do docente responsável em componentes curriculares do ensino superior, sendo este profissional do corpo efetivo de docentes. Para isso, é necessário a elaboração de um plano de atuação, desenvolvido em conjunto com o docente, visando o planejamento das atividades a serem realizadas pelo discente durante o estágio. A docência assistida é de fundamental importância para a formação de mestrandos e doutorandos, uma vez que permite que o aluno coloque em práticas os conhecimentos teóricos e experienciam a vivência docente. Objetivo: Relatar as atividades desenvolvidas durante a docência assistida na graduação em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de atividades do estágio de docência assistida desenvolvidas no componente curricular de Introdução às Políticas de Saúde no Brasil, do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ofertada na modalidade remota, via Google Meet devido à COVID-19. Para este estudo, dispensou-se a apreciação pelo comitê de ética e pesquisa por não envolver diretamente dados com seres humanos. Resultados: Durante o estágio docência foram realizadas atendimento aos discentes por via remota, com o objetivo de sanar possíveis dúvidas e esclarecer pontos dos conteúdos ministrados nas aulas; colaboração durante as aulas ministradas, estando disponível nos encontros síncronos e com participação ativa; observação e registro das atividades em sala de aula; Planejamento de atividade didático-pedagógica, por meio da definição de estratégias utilizadas nas aulas teóricas, como também, os recursos necessários a fim de fortalecer o ensino-aprendizagem dos discentes, bem como a atuação em aula teórica, através de momento expositivo dialogado no qual foi ministrado sobre os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde. Considerações finais: A docência assistida é indispensável para a formação de futuros docentes, aproximando-os e permitindo o desenvolvimento de competências e habilidades docentes.