LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
COLETA DO EXAME PREVENTIVO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO, NO ESTÁGIO DE SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Keliane Venancio da cunha
Autores:
  • JESSICA KAROLINE ALVES PORTUGAL
  • MICHELE SANTOS DA CUNHA
  • SYRRAME GUIMARAES DINIZ
Modalidade:
Pôster
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O exame preventivo do câncer de colo de útero ou Papanicolau, é um exame ginecológico para mulheres que já apresentam a vida sexual ativa. É realizado com o intuito de detectar precocemente alterações nas células do colo do útero, em nível celular, a fim de que, se o resultado for positivo, o diagnóstico e o tratamento ocorram nos estágios iniciais do câncer. É rápido, indolor e disponibilizado pelo sistema único de saúde de forma gratuita. Este exame é realizado pelo enfermeiro (a) na atenção primária. OBJETIVO: Discorrer sobre a experiência de acadêmicos de enfermagem na coleta de PCCU, durante o estágio obrigatório da graduação de enfermagem na disciplina dessaúde coletiva. MÉTODOS:Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência dos acadêmicos 7º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sobre a prática do acadêmico de enfermagem na coleta de preventivo no estagio supervisionado de Saúde coletiva II. RESULTADOS E DISCURSÃO: A coleta de preventivo, requer o conhecimento da técnica a ser executada e de possíveis fatores que podem estar interferindo nos resultados do teste. Antes da realização, perguntas e orientações devem se fazer a cliente, para se obter o resultado adequado do exame e transmitir confiança para deixa-la confortável durante a coleta. Por fim, a conduta do profissional se dá a partir do que foi examinado, podendo resultar em prescrição de medicamentos, orientações e encaminhamentos para especialistas.CONSIDERAÇÕES FINAIS: A realização do teste Papanicolau é importante para a saúde pública, para detecção e prevenção do câncer de colo do útero. A oportunidade de executá-lo durante a graduação, capacita o acadêmico para exercer tal assistência na sua profissão futuramente.