Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
DESENVOLVIMENTO DE ALMANAQUE EDUCATIVO PARA ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MIKAELLE YSIS DA SILVA
Autores:
- Alissan Karine Lima Martins
- Patricia Neyva da Costa Pinheiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O uso do álcool e de outras drogas pelos adolescentes caracteriza-se como um problema de saúde pública, emergindo a necessidade de desenvolver práticas educativas com destaque ao uso de Tecnologias Educacionais (TE). OBJETIVO: relatar a experiência de desenvolvimento de um almanaque educativo para prevenção do uso de álcool e de outras drogas entre adolescentes. MÉTODO: estudo descritivo do tipo relato de experiência, vivenciado por uma discente de pós-graduação stricto-sensu durante a execução da sua pesquisa de mestrado. A vivência ocorreu no período de março a outubro de 2019 durante a construção de um almanaque educativo. RESULTADOS: A ideia do material educativo se deu após a realização de uma Revisão Integrativa em que foi identificado carência nas publicações científicas de TE direcionada à prevenção ao uso do álcool e de outras drogas para com os adolescentes. Escolheu-se o almanaque por ser um recurso estruturado por diálogos que almeja o alcance da prevenção pelo acesso à informação e que pode ser estabelecido a partir da realidade dos adolescentes. Após demarcar a justificativa e o tipo de material a ser desenvolvido, seguiu-se com a busca em periódicos científicos de publicações que abordassem o uso de referenciais teóricos e metodológicos junto ao público adolescente. Como referencial teórico foi delimitado os pressupostos teóricos de Paulo Freire e os Círculo de Cultura, como referencial metodológico as etapas para elaboração de manual em saúde de Echer. Assim, as etapas foram: 1) elaboração do projeto para construção do material e submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP); 2) busca na literatura especializada do conhecimento científico e realização dos Círculos de Cultura; 3) transformação da linguagem e construção do material (roteiro, storyboard e diagramação); 4) qualificação (processo de avaliação). CONSIDERAÇÕES FINAIS: a experiência relatada pode oportunizar atores da comunidade acadêmica e/ou científica a compreenderem o desenvolvimento de um material educativo, do tipo almanaque, que apresenta relevância para a prática por oportunizar meio lúdico, dialógico e problematizador às atividades de educação em saúde junto aos adolescentes com ênfase a prevenção ao uso do álcool e de outras drogas.