LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Fernanda Cristina Rosa Alves
Autores:
  • Amanda Araújo dos Santos
  • Marjory Pedrosa Lobato
  • Neila Maria Ewerton Moreira
  • Milena Costa de Souza da Cruz
  • George Pinheiro Carvalho
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria faz parte do processo de ensino-aprendizagem dos cursos de nível superior e viabiliza ao acadêmico o aprofundamento em determinado componente curricular para a formação profissional. Salienta-se, também, que a monitoria melhora o currículo do discente, pelos conhecimentos adquiridos ao longo do programa de monitoria. A vivência de monitor, possibilita ao acadêmico uma experiência na prática da docência com as atividades executadas durante a monitoria. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem do programa de monitoria acadêmica e as contribuições dessa vivência para a formação profissional. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo com característica qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado a partir da experiência de monitores da disciplina de anatomia humana, no período de agosto de 2022 a junho de 2023. RESULTADOS: A monitoria acadêmica favoreceu a aproximação com diversas experiências, dentre a quais destacam-se a participação na criação do plano pedagógico em cada semestre, tendo em vista que uma das atribuições do monitor é auxiliar o docente na criação do plano pedagógico e criar o seu plano de atividades que serão desenvolvidas pelo mesmo como exercício de fixação, revisão e produção de materiais de apoio. Ademais, outra função exercida na monitoria consiste na realização de revisões aos alunos da disciplina, com base no conteúdo já ministrado pelo professor, agregando, assim, na experiência em sala de aula. Nesse contexto, as atividades de monitor incitam o aprofundamento nos assuntos referentes à matéria de anatomia humana, pois se faz necessário a constante revisão dos assuntos para auxiliar o professor na sala de aula e no laboratório, além de ajudar na resolução de dúvidas dos monitorados. Assim, a anatomia humana é um componente que serve de base para outras disciplinas, resolução de casos clínicos, ajuda na prática hospitalar e na realização de procedimentos, por isso é importante revisar os assuntos da disciplina que são vistos diariamente na atuação de um enfermeiro. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se, portanto, que a monitoria acadêmica é uma experiência de extrema importância para a formação profissional, uma vez que contribui para o enriquecimento do currículo acadêmico, tanto no arcabouço teórico quanto prático, viabiliza uma experiência em sala de aula e auxilia o discente na constante atualização e capacitação sobre o componente curricular para o exercício da função de monitor.