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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA PBL NO CURSO DE ENFERMAGEM:RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Thays de Paula Carneiro da Anunciação
Autores:
  • Maiza de Oliveira Abreu Pires
  • Steffany Rocha Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O método PBL (problem based learning, ou aprendizado baseado em problemas) surgiu em 1969 na Universidade MCMaster, no Canadá onde foi utilizado pela primeira vez, e desde então as universidades começaram a aderir esse método como uma nova forma de aprendizagem, a fim de implementar novas metodologias que facilitem o aprendizado do aluno e consiga desenvolver o raciocínio lógico dentro de um problema. Sendo assim, o curso de enfermagem da faculdade adventista da Amazônia resolveu implantar esse método no ensino, buscando estimular o trabalho em equipe, maior embasamento teórico, bem como o conhecimento e a aprendizagem de forma colaborativa e participativa, favorecendo o desenvolvimento e diversas habilidades. OBJETIVO: Relatar a experiência dos discentes do curso de enfermagem em relação a inclusão do método de aprendizagem baseado em problemas como parte do aprendizado. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, envolvendo discentes do curso de enfermagem do 5º período de enfermagem da Faculdade Adventista da Amazônia durante os meses de fevereiro a maio de 2023. Este método é aplicado nas disciplinas de Saúde do adulto e Sistematização da Assistência de Enfermagem, onde consiste na elaboração de casos clínicos semanalmente, no qual são apresentados por meio de mapas mentais e discussões dialogadas com a turma, dividida por grupos estabelecidos desde o início do semestre letivo. As apresentações acontecem em dois dias da semana com alternância entre os grupos, casos clínicos e professores. RESULTADOS: No início da aplicação do método, os discentes sentiram dificuldade pois julgavam ser algo novo e por ainda estarem em fase de adaptação. A cada PBL é notório como os grupos em si já apresentam um aprimoramento no que diz respeito ao uso de terminologias técnicas apropriadas, passaram a ser mais presentes nas aulas, e o conhecimento de algumas doenças, que até então eram superficiais passam a ser estudadas de forma mais profunda e detalhada, fazendo sempre uma associação com a prática clínica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A aprendizagem baseada em problemas -PBL, possibilitou oportunidades que até então não tinha sido explorada pelo discentes, contribuindo para um maior embasamento teórico, melhor relação com prática, favorecendo maior compreensão quanto às características de diversas patologias, possibilitando o norteamento de como saber agir como profissionais em formação.