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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
Simulação realística em laboratório como ferramenta de aprendizagem para alunos do curso técnico em enfermagem
Relatoria:
DERICA KAROLY E ALMEIDA
Autores:
  • Policardo Gonçalves da Silva
  • Andrea Cristina Alves
  • Flávia Helena Pereira
  • Jamila Souza Gonçalves
  • Heloísa Turcatto Gimenes Faria
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A enfermagem é uma arte e uma ciência. É uma profissão que utiliza conhecimentos e habilidades para promover o cuidado às pessoas. Diante disso, os profissionais devem, ao longo dos cursos de formação, aprender a prestar tais cuidados de modo dinâmico e, sobretudo, com segurança. Durante a formação, as disciplinas servem para lapidar o processo teórico-prático e esse processo ocorre nos laboratórios de enfermagem, pois permitem ao estudante errar e corrigir, por envolver uma situação simulada, estando livre da responsabilidade e ansiedade geradas pela presença do paciente. OBJETIVO GERAL: Apresentar a simulação realística em laboratório como ferramenta de ensino para o desenvolvimento de habilidades procedimentais. METODOLOGIA: Projeto desenvolvido dentro do Laboratório de enfermagem no curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, com simulações que integram as disciplinas de Processo de Cuidar, português, matemática, anatomia e fisiologia humana, microbiologia, farmacologia e biossegurança. A primeira etapa foi de levantamento bibliográfico acerca do processo de ensinar e aprender com simulação realística. Nas etapas seguintes, o projeto foi executado em oficinas que aconteceram semanalmente e tiveram os seguintes temas: Aferição dos sinais vitais; Higienização; Biossegurança nos serviços de saúde; Curativos; Preparo e arrumação de leitos; Preparo e administração de medicamentos; Anotações e Registro de Enfermagem no prontuário do paciente. Os alunos foram divididos em grupos de 10 estudantes para garantir a manutenção da segurança e ambiente controlado, sob a observação do professor. As práticas foram gravadas pelos participantes do projeto e serviram como material institucional para o curso técnico em enfermagem. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram construídos relatórios de aprendizagem que permitiram o aprimoramento das técnicas em laboratório e o desenvolvimento de um novo projeto de simulações realísticas baseado na execução de encenações e teatro. Para os estudantes, identificamos uma melhora nas habilidades práticas e na segurança em relação a execução de procedimentos em campo de estágio. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Aliar a prática com a interdisciplinaridade garante aos educandos um melhor aproveitamento e amplia a visão sobre os sistemas e processos fisiológicos, possibilitando um maior domínio das práticas e técnicas, melhorando o conceito do curso e gerando maior segurança na execução delas.