LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
Relevância da Didática Aplicada à Enfermagem para a construção do enfermeiro: Relato de Experiência
Relatoria:
Ana Cecília Coêlho Romeiro
Autores:
  • Chaiane Holanda dos Santos
  • Maria Angelica dos Santos Alves
  • Maria Vitória Alves Ferreira
  • Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A didática é uma ciência que utiliza de métodos e técnicas utilizadas para o ensino, e passa a ser uma disciplina que integra, pois tem a capacidade de unir conhecimentos teóricos, da educação, da sociologia, da metodologia entre outras áreas. Neste sentido, o enfermeiro exerce o papel de educador para a saúde, realizando um trabalho educativo com a sua equipe, com o paciente, com os familiares, com grupos específicos e até mesmo com a comunidade. Para que esse profissional alcance seu objetivo, ele deve obter uma base sólida de conhecimentos científicos que orientam a atividade educativa, esses preceitos são a base didática, que englobam as técnicas de ensinar e transmitir informação. Objetivo: Descrever a relevância de uma formação baseada nos preceitos científicos e no ensino da didática para a formação profissional do enfermeiro. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido através de vivências de seis discentes ao planejar e realizar uma formação teórico-prática, para 31 alunos, utilizando como meio audiovisual, o quadro branco e com carga horária total de quatro horas, cuja aula teórica foi ministrada na sala de aula dez (10) e aula prática no laboratório de simulação básica de enfermagem I, da Universidade Federal do Piauí - Campus Amílcar Ferreira Sobral, durante o período letivo de 2022.2, nos meses de março a abril de 2023, que envolveu a temática Semiologia do Sistema Cardiovascular. Resultados: Observou-se que as atividades desenvolvidas durante a disciplina, desde a fase do planejamento da formação teórico-prática até sua implementação, favoreceram aos discentes de enfermagem, as vivências práticas didáticas como profissional de enfermagem, evidenciando a importância da didática para a transmissão do conhecimento, o papel do enfermeiro como educador em saúde e a importância de o enfermeiro ter a didática em sua formação e na sua atuação profissional. Considerações finais: O processo de planejar, organizar e implementar uma formação através da disciplina de didática aplicada à enfermagem evidenciou a relevância desta contribuição na formação do profissional enfermeiro à medida que possibilita a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências que contribuirão para exigências que esse profissional encontrará no exercício de sua profissão, dentre elas a educação para a saúde, assim como mostra-se uma oportunidade de crescimento pessoal para o aluno.