LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ATIVIDADES PARA O ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO DE CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Relatoria:
Maria Regina Sousa da Silva
Autores:
  • Jonas Souza Dourado
  • Luiza Vitoria da Silva Feitosa
  • Kelvya Fernanda Almeida Lago Lopes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A infância é uma fase especial durante a vida humana e em relação ao desenvolvimento do indivíduo por meio de brincadeiras diversas, como os jogos interativos é que a criança reconhece o ambiente ao seu redor e aprende acerca dos instrumentos culturais, além disso, é por essas atividades que o indivíduo adquire conceitos de regra e os papéis sociais, passando assim a ser apto a viver coletivamente em sociedade. OBJETIVO: Relatar a experiência de discentes do curso de enfermagem na execução de atividades educativas do projeto SER CRIANÇA. METODODLOGIA: As atividades foram desenvolvidas, de acordo com o cronograma prévio do projeto, em uma escola pública na cidade de Caxias- Maranhão, com crianças na faixa etária de 1 a 5 anos, em uma frequência quinzenal, nos turnos matutino e vespertino com horários disposto pela direção, para atender toda a comunidade escolar, com a utilização de jogos de memória, jogos de montar, quebra-cabeça, circuitos e brinquedos artesanais. RESULTADOS: Para a realização das atividades, buscou-se na literatura aquelas que proporcionassem exploração e estímulo a descoberta de novas habilidades bem como a observação dos aspectos do desenvolvimento inerentes a idade. Logo depois os matérias como: bolas, e.v.a, isopor, bambolê, massa de modelar, balões foram organizados para a confecção dos jogos, brincadeiras e atividades que visaram estimular o desenvolvimento motor e cognitivo saudável das crianças, com o isopor e o e.v.a pode-se realizar atividades com as formas geométricas, buscando a identificação de cada forma e tamanho, com a massa de modelar estimulou-se a identificação de quantidades associada as cores, com balões, bambolê foi feito circuitos a fim de estimular a motricidade ampla das crianças. CONSIDERACÕES FINAIS: Diante disso os acadêmicos puderam compreender que as ações realizadas proporcionaram conhecimento prático acerca da importância de estimular o desenvolvimento motor e cognitivo na primeira infância, bem como o aprendizado das técnicas para realizar tal estimulo. Além disso, foi possível explorar as alternativas de forma lúdica e educativa para abordar o tema em saúde da criança de modo planejado.