Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
ATIVIDADE EDUCATIVA SOBRE SAÚDE MENTAL PARA ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Letícia Maria da Silva Marques
Autores:
- Adriana Sousa Carvalho de Aguiar
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O ensino à educação em saúde é um processo realizado durante a formação acadêmica do futuro profissional de enfermagem para aperfeiçoar a capacidade de promover saúde à população, além de construir habilidades de comunicação e exercício da didática para diferentes públicos. Produzir educação em saúde transpassa os preceitos básicos de orientar e ensinar a prevenir enfermidades. O profissional de enfermagem torna-se um facilitador da aprendizagem. Objetivo: Relatar a experiência de uma intervenção educativa para escolares sobre temas relacionados à saúde mental. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, vivenciado por acadêmicos do quarto período do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí, durante a prática da disciplina de Trabalho em Campo III, no mês de junho de 2023. Participaram escolares de uma instituição pública de Teresina na faixa etária de 17 a 22 anos. Abordou-se sobre ansiedade, depressão e automutilação sendo utilizado a roda vida como metodologia didática para discutir o assunto com os escolares. Dessa forma, todos ficaram organizados num grande círculo e os temas foram sendo conduzidos pela professora e acadêmicas. À medida em que os assuntos eram desenvolvidos, se oferecia espaço para que os escolares tivessem a oportunidade de expor suas percepções e experiências pessoais, tornando o ambiente seguro para conversa. Resultados: A atividade educativa foi bastante produtiva e rica de debates, pois houve interação ativa dos jovens que compartilharam falas que retratavam vivências pessoais cotidianas, como também apresentaram suas dúvidas que foram esclarecidas pelas acadêmicas. A experiência de fazer educação em saúde com esse público contribuiu para a formação acadêmica e profissional das estudantes que realizaram a atividade. Estas puderam ser facilitadoras na aprendizagem acerca do tema e promotoras de saúde, buscando orientar e prevenir. A expectativa e um pouco de tensão das acadêmicas para a realização dessa atividade foram superadas pelo sentimento de segurança, organização e preparo para promover educação em saúde. Considerações Finais: No campo da enfermagem, a educação em saúde se torna uma estratégia fundamental para a formação acadêmica. A experiência vivenciada demonstra que a realização de atividades como esta, possibilita o desenvolvimento de competências e a compreensão do papel de futuros profissionais e educadores em saúde.