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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ESTÁGIO À DOCÊNCIA NO MESTRADO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Danielle Pereira da Silva
Autores:
  • EMILIANA BEZERRA GOMES
  • CÉLIDA JULIANA DE OLIVEIRA
  • FRANCISCA TAMIRIS PEREIRA DE SOUZA
  • ANTHONY MOREIRA GOMES
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Conforme a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os estágios de docência fazem parte da formação dos discentes visando prepará-los para o magistério superior. Essa prática pedagógica é positiva para cada participante, seja professor, estagiário ou alunos(as) da disciplina, pois todos estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Relatar a vivência durante o estágio à docência de uma mestranda em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por uma discente do curso do mestrado acadêmico em Enfermagem durante a disciplina estágio à docência. As atividades foram realizadas sob supervisão de uma docente do programa de pós-graduação e da graduação, entre julho e agosto de 2022, de maneira presencial, na disciplina enfermagem no processo de cuidar em saúde do adulto em situações clínicas e cirúrgicas, ofertada no quinto semestre do curso de graduação em enfermagem de uma universidade no Cariri cearense. Resultados: Antes de acompanhar as atividades da disciplina, houve orientações sobre a estruturação da disciplina, apresentação ao corpo docente, dos conteúdos teóricos e práticos dos estudantes no âmbito hospitalar, planos de aulas e métodos de avaliação utilizados. Ao primeiro contato a turma se demonstrou ser acolhedora e participativa durante os encontros, o que facilitou a adaptação da mestranda ao ambiente e a aproximação com os 28 estudantes da turma. As aulas subsequentes ministradas pela mestranda foram expositivas e dialogadas, estimulando a participação dos estudantes durante o processo, utilizando-se de metodologias ativas com jogos interativos, para promover o raciocínio clínico de enfermagem nos estudantes. Com a supervisão da docente foi possível planejar e elaborar as aulas e avaliações de caráter somativo para os assuntos trabalhados em sala de aula. A avaliação qualitativa foi realizada em reunião com todas as professoras da disciplina com debate sobre o desempenho dos estudantes que se refere a conhecimentos, habilidades e atitudes nas atividades teóricas e práticas, sendo este um momento rico e acolhedor. Considerações finais: A experiência relatada contribuiu para aprimoramento das habilidades em didática da discente.