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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE À MUHER NEGRA: FATORES INTERVENIENTES NO CUIDADO DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO BÁSICA
Relatoria:
DANIELE PEREIRA SOARES
Autores:
  • Maísa Galdino Pereira
  • Cícera Renata Diniz Vieira Silva
  • Dayze Djanira Furtado de Galiza
  • Mayara Evangelista de Andrade
  • Marcelo Costa Fernandes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
INTRODUÇÃO: A população negra constitui um grupo que necessita ser valorizado, sobretudo, no momento do planejamento e construção do cuidado à saúde da mulher negra. OBJETIVO: Analisar os fatores intervenientes no cuidado do enfermeiro à saúde da mulher negra na atenção básica. MÉTODO: Estudo tem natureza descritiva com abordagem qualitativa. Foi realizado com oito enfermeiros que compõem as 23 Equipes de Saúde da Família Atenção Primária à Saúde do município de Cajazeiras, Paraíba, Brasil. A coleta de dados foi realizada entre os meses de março e maio de 2017, por meio de uma entrevista individual, semiestruturada. A metodologia analítica utilizada nesta investigação foi a Análise de Discurso de Michel Pêcheux. A investigação foi iniciada após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras, sob o parecer nº 2.012.785. RESULTADOS: Os discursos dos enfermeiros demonstram que a maior dificuldade em uma abordagem em saúde da mulher negra se dá devido a lacunas não preenchidas no processo formativo e falta de educação permanente, como também a sobrecarga do profissional enfermeiro e a pouca divulgação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Já o que facilitaria para uma ação efetiva de saúde, seriam capacitações para a assistência integral a saúde dessa população. CONCLUSÃO: Acredita-se que este estudo, ao expor os fatores que facilitam e dificultam o cuidado em saúde à mulher negra, pelo enfermeiro da atenção básica, permitirá reflexões acerca da melhoria na qualidade do atendimento realizado a essa população.