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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
PLANEJAMENTO DE AÇÃO EM SAÚDE DA MULHER NA PREVENÇÃO DE SÍFILIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Yasmim Felipe de Santana
Autores:
  • Aluana Mendes Pedroza
  • Heloiza Talita Adriano da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A sífilis é uma infecção bacteriana sexualmente transmissível, sistêmica, crônica, curável e exclusiva do ser humano. Quando não tratada pode acometer diversos órgãos e sua transmissão se dá principalmente por meio de contato sexual. Trata-se de um grande problema de saúde pública que a falta de conhecimento dificulta ainda mais a sua prevenção. Objetivo: relatar as vivências como estudantes de graduação em enfermagem em ação de saúde da mulher promovida em uma Faculdade privada do estado do Rio grande do Norte. Metodologia: trata-se de um relato de experiência de vivências com discentes de graduação em ação realizada na Faculdade Estácio de Sá, Natal/RN em maio de 2023, durante a disciplina curricular obrigatória “Assistência de Enfermagem na saúde da mulher”. Resultados: enquanto discentes de graduação foi possível vivenciar desde o planejamento até a execução de ação voltadas a saúde da mulher, propiciando educação em saúde sobre a sífilis, elaboração de panfletos, realização de testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISts), a ação ocorreu nas dependências da faculdade em estandes e consultório de enfermagem. Na ação foi possível fazer o acolhimento com esclarecimento de dúvidas sobre a temática por meio de ações lúdicas, assim como unir teoria e prática nas ações de enfermagem e realização dos testes rápidos em consultório, desde o preenchimento do termo de consentimento livre e esclarecido até o aconselhamento pós teste. Na ocasião também houve distribuição e orientação sobre o uso de preservativo. Considerações finais: nota-se que a vivência no planejamento e execução de ações de promoção, proteção e prevenção à saúde, bem como a orientação sobre Ists, propicia no âmbito acadêmico a união de teoria e prática por meio do atendimento ao público, oportuniza o raciocínio clinico com aproximação a prática e fortalecimento do processo de ensino aprendizagem.