Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
INTERVENÇÕES EDUCATIVAS PARA PREVENÇÃO INFECÇÕES DE CORRENTE SANGUÍNEA RELACIONADAS AO CATETER VENOSO CENTRAL
Relatoria:
Paula Yhasmym de Oliveira Feitosa
Autores:
- Julia Emmily Gomes dos Santos Silva
- Anne Wirginne de Lima Rodrigues
- Bruna Cardoso Leite
- Allana Petrucia Medeiros de Miranda
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A prevenção contra as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), são uma das principais preocupações relacionadas à segurança do paciente. Dentre as IRAS que podem acometer os pacientes internados na atenção hospitalar, a infecção de corrente sanguínea é uma das mais frequentes, havendo uma média de 1.506 eventos totais ao ano, sendo número maior em UTI adulto, entretanto, UTI neonatal obteve um número de 646 e pediátrica 493. Com isso, as recomendações para prevenção perpassam por ações de educação, vigilância, técnica asséptica, inspeção, inserção e manutenção do cateter, portanto, se faz necessário as medidas de prevenção voltadas para os cuidados na inserção e manutenção do CVC. Objetivou buscar na literatura intervenções educativas para prevenir as infecções de corrente sanguínea, relacionadas ao cateter venoso central. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada em junho de 2023, nos bancos de dados PUBMED, SciELO, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), utilizando os descritores “educação permanente em saúde” AND “infecções relacionadas ao cateter” AND “segurança do paciente”, utilizando-se para inclusão: estudos em português, inglês e espanhol, disponíveis de forma gratuita e na íntegra; e exclusão: estudos que não abordavam a temática proposta. A porteriori a amostra foi composta por 3 artigos. As intervenções educativas encontradas na literatura, mostram a eficácia no aumento do conhecimento sobre as técnicas de prevenção. As intervenções por meio de uma aula expositiva online, obtiveram resposta satisfatória, sendo realizado um questionário pré e pós apresentação da aula, para avaliar a satisfação da capacitação. Outra intervenção encontrada, foi a construção de um objeto virtual de aprendizagem de controle e prevenção da ICSC, com objetivo de dinamizar as orientações essenciais para os profissionais de saúde, proporcionando experiências no processo do conhecimento e promovendo redução dos riscos ao paciente. O uso do objeto virtual de aprendizagem demonstrou resultados satisfatórios sobre o processo de aprender. Conclui-se que é relevante que haja compreensão acerca da importância da prevenção das ICSC, sendo as intervenções educativas como principal estratégia na redução das taxas de incidência de novas infecções. Dessa forma, o uso das hipermídias no ensino têm colaborado para o desenvolvimento de um processo educacional voltado para os profissionais da saúde, corroborando para prover a segurança do paciente.