Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
PRODUÇÃO DE FOLDERS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO IDOSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Julia de Almeida Luna
Autores:
- Anna Isabelly Lima Bandeira
- Wanessa Sousa Menezes
- Maria Eduarda da Silva Souza
- Maria Eduarda Alves Dias
- Gabriella Farias Lopes
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A senescência, condição em que ocorrem alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento, afeta significativamente a vida do indivíduo, pois atividades que antes eram rotineiras, agora tornam-se perigosas devido ao declínio cognitivo e funcional que ocorre nessa fase. Diante disso, é necessário uma atenção redobrada tanto do paciente, quanto dos responsáveis por prestar cuidados diretos ao idoso. Assim, de modo a auxiliar os idosos e familiares quanto à prevenção das principais doenças e condições que afetam esse público, a Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia (LAGG-CE) iniciou um projeto de produção de folders, fornecendo informações fundamentadas e contínuas. OBJETIVO: Relatar a experiência da produção de folders como estratégia de educação em saúde do idoso, promovida por uma liga acadêmica. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que visa abordar o processo de produção de folders sobre a saúde do idoso para sua utilização como meio de educação em saúde, tanto com o público idoso quanto com o público geral. Foram determinados os temas mais relevantes referentes à Geriatria, sendo eles: sarcopenia, lesão por pressão, uso da insulina, prevenção de quedas e atividade física. Assim, os membros da liga foram divididos em 5 grupos, cada grupo escolheu um tema e foram realizadas buscas acerca de informações como fatores de risco, sinais e sintomas, prevenção e tratamento. RESULTADO: Os ligantes foram incentivados a compilar, em equipe, informações relevantes provenientes de fontes confiáveis que fossem pertinentes à temática. Isso possibilitou que todos aprofundassem seus conhecimentos acerca da assistência ao idoso, ao relembrarem conhecimentos abordados em capacitações internas ou na graduação. Ademais, o uso da criatividade e da habilidade de comunicação também fez-se necessário, uma vez que as informações contidas nos folders deveriam ser descritas de modo simples e objetivo para maior adesão do público e associadas ao uso de estratégias visuais para melhor compreensão sobre o tema. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a experiência da produção de folders para educação em saúde dentro de uma liga acadêmica representa um notável benefício para a formação do estudante, uma vez que, por meio dessa prática, o acadêmico adquire competências e habilidades que não são abordadas na graduação e que são essenciais para a prestação de assistência de qualidade por parte do profissional.