Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
UNIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO EM PRIMEIROS SOCORROS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
João Ângelo Fernandes de Souza
Autores:
- Antonio Mateus Almeida de Oliveira
- Pâmela Yasmin Siqueira Rodrigues
- Thaíssa Mirele Carlos de Amorim Pereira
- Débora Tereza Dantas de Almeida Barbosa
- Johny Carlos de Queiroz
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As atividades de extensão nos cursos de graduação no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estão regulamentadas como um componente curricular obrigatório, autônomo e constante na matriz curricular, a Unidade Curricular de Extensão (UCE). A UCE apresenta-se como uma demanda necessária a uma formação interdisciplinar, educativa, cultural, científica e política, ao passo que estabelece a inter-relação entre a Universidade e as diversas esferas sociais, aproximando os estudantes da comunidade e, consequentemente, levando conhecimento aos leigos. OBJETIVO: Relatar a vivência de acadêmicos do curso de graduação em enfermagem em uma UCE vivenciada em uma escola pública. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência realizado na Escola Estadual Abel Freire Coelho, em setembro de 2022, no município de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte, durante a capacitação de docentes e discentes por meio da abordagem de temas na área de primeiros socorros. RESULTADOS: A UCE propiciou aos graduandos um primeiro contato com a atuação em Urgência e Emergência, por meio da produção de conhecimentos e experiências em uma perspectiva de atuação futura na área de Urgência e Emergência. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A UCE propiciou aos acadêmicos aproximar-se da comunidade permitindo uma troca de experiência no intuito de fortalecer/estreitar os laços entre a universidade e a sociedade, na perspectiva de formar cidadãos conscientes e preparados para lidar com situações ameaçadoras à vida, contribuindo para a redução de complicações que comprometem a vida de pessoas em decorrência do pouco ou nenhum conhecimento na área de primeiros socorros pela população.