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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Relatoria:
Hemilly Raquel Araújo de Sousa
Autores:
  • Rafaela Andrade Lacerda
  • Maria Janilly Pedrosa de Oliveira
  • Andressa de Sousa Almeida
  • Cecilia Pereira da Silva
  • Anne Caroline de Souza
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), é um modelo de abordagem utilizado em serviços de saúde, especialmente em emergências, que visa otimizar o atendimento aos pacientes, garantindo ao usuário uma resposta rápida e adequada às suas necessidades. Nesse contexto, a Educação Permanente em Saúde busca capacitar os profissionais para identificar e priorizar os casos, aprimorando as habilidades de escuta qualificada, construção de vínculo, garantia de acesso, resolutividade e gestão do cuidado. OBJETIVO: O objetivo deste estudo é discutir a classificação de risco no contexto da educação permanente em saúde (EPS). METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa qualitativa da literatura, realizada por meio da seleção de trabalhos científicos publicados em bases de dados do SCIELO (The Scientific Electronic Library Online) e LILACS, utilizando os descritos extraídos dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Classificação de Risco’’, “Assistência de Enfermagem’’ e “Educação Permanente”. A revisão abrangente da literatura citou artigos científicos publicados nos últimos cinco anos, escritos em português e inglês. E foram desconsiderados: Resumos de apresentações, monografias, dissertações e teses acadêmicas. Após seleção, cinco estudos compuseram a amostra. RESULTADOS: A equipe multiprofissional tem papel significativo diante dessa classificação, entretanto é o enfermeiro o profissional à frente da avaliação do quadro clínico dos usuários, demonstrando habilidades no que rege os princípios ético-legais e técnico-científicos. Diante desse fato, a educação permanente é considerada base para que os profissionais promovam informações de qualidade, sendo facilitadores no aprendizado de sua equipe, cliente, família e comunidade. Acarretando a formação de uma parceria de responsabilidade compartilhada do enfermeiro com os demais profissionais e usuários, visando assim um melhor desempenho profissional, e consequentemente, mudanças que trarão benefícios para instituição e os clientes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluiu-se que, a Segurança do Paciente tem mostrado grande importância no que tange a qualidade do cuidado prestado, como a implantação da Classificação de Risco, que busca amenizar os decorrentes acidentes no âmbito hospitalar. A Educação Permanente entra como papel primordial de estratégia para fortalecer o Sistema Único de Saúde buscando a melhoria e qualificação das práticas de saúde e segurança do paciente.