Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: APROXIMAÇÃO COM A SAÚDE MENTAL
Relatoria:
Rosiane da Silva Dantas
Autores:
- Dulcian Medeiros de Azevedo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica constitui importante ferramenta para a formação do estudante de enfermagem, permitindo a ampliação de conhecimentos e reflexões que contribuirão para prática futura. Além de despertar nos discentes o olhar para docência, proporciona interação entre os próprios estudantes e docente. O Programa Institucional de Monitoria (PIM) permite que o estudante de graduação tenha a oportunidade de realizar atividades de monitoria e se aprofunde em determinados campos do conhecimento, dentre eles, a saúde mental. OBJETIVO: Relatar a experiência de monitoria numa disciplina optativa. METODOLOGIA: Vivência acadêmica de Enfermagem (Licenciatura e Bacharelado), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Caicó, na Disciplina optativa “Políticas Públicas de Saúde Mental”, no semestre letivo 2022.2, com 45 horas aula (teórica), sob orientação do professor/coordenador da disciplina. RESULTADOS: Inicialmente, houve reunião entre a monitora e o coordenador para a elaboração do cronograma que seria utilizado na oferta, adaptando o mesmo a partir de experiências anteriores. Com o início das aulas, a monitora esteve presente no primeiro dia de aula, a fim de criar vínculo e conhecer os monitorados. Em relação às atividades realizadas diretamente aos discentes, criou-se um grupo coletivo no aplicativo “WhatsApp” para facilitar a comunicação e retirada de dúvidas referente aos conteúdos. Foram realizadas monitorias online pela plataforma “Google Meet”, com auxílio de slides e jogos interativos, conforme atividades disponibilizadas pelo professor (estudos dirigidos, avaliação escrita, caso clínico e captação da realidade/visitas). Dentre ações desenvolvidas junto ao professor coordenador, a monitora auxiliou na elaboração de estudo dirigido, avaliação escrita e caso clínico. Ademais, ocorreu participação em algumas aulas da disciplina com objetivo de acompanhar de perto as atividades e visita junto a um grupo de monitorados no serviço de saúde mental (serviço residencial terapêutico – SRT). Com o fim do semestre, a monitora esteve presente no último dia de aula para avaliação do componente, sendo a monitoria bem avaliada pelos colegas discentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência foi crucial para a formação do bacharel e licenciado em enfermagem, possibilitando aproximação com a docência e reflexões acerca das práticas assistenciais no campo da Saúde mental, sobretudo na região Seridó Potiguar, cenário de importantes mudanças reformistas.