Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
AÇÃO DE EXTENSÃO SOBRE TESTE DO PEZINHO PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Ana Isabella Firmino Fonteles
Autores:
- Thaynara Melo Rocha
- Graziela da Silva Tavares Santiago
- Vitória Maria Ferreira de Sousa
- Mariana Cavalcante Martins
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O teste do pezinho é um exame capaz de detectar algumas doenças genéticas e congênitas, devendo ser realizado nos primeiros dias de nascimento, por possibilitar o diagnóstico precoce de patologias incuráveis, que terão consequências comprometedoras para o desenvolvimento físico e mental da criança. Com a identificação das doenças através do teste é possível realizar o tratamento precoce, assegurando assim uma melhor qualidade de vida para a criança e sua família. Nesse contexto, a enfermagem faz-se necessária, com seu papel de educadora em saúde para instruir os futuros profissionais sobre a realização do teste. Objetivo: Relatar a vivência de integrantes da Liga de Neonatologia e Pediatria (LANEP) sobre a realização de uma ação educativa com discentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), acerca do Teste do Pezinho em uma ação de extensão. Metodologia: A ação foi realizada em junho de 2023 no centro de convivência do Departamento de Enfermagem da UFC e ofertada para os estudantes de graduação da instituição. Para essa atividade foi utilizado o jogo “batalha naval”, onde os participantes escolhiam colunas e linhas, divididas em casas com “estrelas” e “bombas”. Caso o número que o participante apontasse caísse em uma “bomba”, ele teria a chance de optar por outra casa, mas caso o mesmo escolhesse uma casa premiada com uma estrela, o graduando teria direito a uma pergunta. Acertando a questão, o discente ganhava um chocolate e um folder com informações sobre a triagem neonatal. Outrossim, os membros da LANEP esclareciam as dúvidas dos alunos, além de demonstrarem, com o uso de uma boneca, o procedimento correto para a realização do exame. Resultados: Os alunos mostraram-se participativos e interessados com a dinâmica. Ao final, expressaram elogios quanto a importância da ação, pois não tinham tanto contato com a temática durante a graduação. As principais dúvidas dos estudantes envolviam o passo a passo para realização da punção no calcanhar da criança, principalmente, o que fazer quando o fluxo de sangue era escasso ou interrompido, questões que foram sanadas durante a simulação do exame. Considerações Finais: A ação de extensão promovida para os acadêmicos de enfermagem, enquanto educação em saúde, foi de extrema importância para a aprendizagem dos discentes, visto que proporcionou o conhecimento sobre as condutas do enfermeiro na realização da coleta do teste do pezinho, bem como as doenças que são triadas nesse exame.