LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ANATOMIZANDO NO ENSINO FUNDAMENTAL: Relato de experiência de discentes da graduação em enfermagem na extensão
Relatoria:
Vinicius do Carmo Borges Silva
Autores:
  • Amanda Sebastiana Lima Correia
  • Bruna de Sousa Pereira
  • Ramon Araújo Oliveira
  • Jailson Alberto Rodrigues
  • Dhatynara da Silva Alves
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A anatomia humana é a ciência que estuda a forma do corpo humano, estando encarregada de nomear e descrever suas estruturas constituintes no nível macro e microscópico. A incompreensão do corpo humano influencia não só em questões cotidianas, mas também na evolução da vida. Visto que, o ensino das ciências básica é essencial para possibilitar que o aluno reconheça o corpo humano como um sistema integrado. O estudo de anatomia orientado nas escolas é incompleto, pois não há nesses locais laboratórios para tal aprendizado. Objetivo: Relatar a experiencia acadêmica de discentes da Enfermagem no ensino da anatomia para alunos do ensino fundamental. Método: Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência. Que surgiu das vivências no projeto ‘Anatomizando’. Resultados e discussão: A deficiência de conhecimento dos jovens em relação aos sistemas do corpo humano ficou evidente. O espaço exterior das escolas influencia muito no incentivo de aprendizado dos alunos, intensificando assim o interesse pelo estudo e desenvolvendo suas habilidades cognitivas e motoras. Contudo, ao se realizar a etapa prática com exposições de peças anatômicas e slides fizeram-se bem receptivas e aceitas em relação ao aprendizado e entendimento do assunto para os alunos. Considerações finais: Viu-se necessidade de uma melhor abordagem teórica e prática dos conteúdos, que tratam do ensino dos sistemas do corpo humano para que se possa proporcionar uma melhor qualidade na educação dos estudantes e assim, fazer com que eles tenham seus direitos assegurados e possam construir seu saber de forma digna.