LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SONHO À CRIAÇÃO
Relatoria:
Alan Mariz Gomes
Autores:
  • José Augusto de Medeiros Dantas
  • Ana Cecília e Silva Oliveira
  • José Edson Alves da Silva
  • Ryan Carlos Vale dos Santos
  • Antônia Líria Feitosa Nogueira Alvino
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Entende-se que, fazer parte de uma liga acadêmica proporciona experiências significativas em diversos cenários de ensino-aprendizagem, assim como, uma interação mais ativa e direta com a sociedade, desenvolvendo sua própria autonomia (HAMAMOTO, 2011). Nesse contexto, é importante que as universidades disponham das mesmas para que seus discentes façam parte destas experiências que objetivam proporcionar novas experiências nos eixos ensino-pesquisa-extensão. OBJETIVO: Relatar a experiência de alunos do 5° período do curso de graduação em Enfermagem na criação da primeira liga acadêmica do campus. MÉTODO: O presente relato de experiência descreve o processo de criação da primeira liga acadêmica do Campus Caicó, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, formada inteiramente por discentes, sendo estes orientados pela docente do curso. RESULTADOS: Inicialmente, os discentes reuniram-se com a docente do curso para explicar seus objetivos e do que se tratava o projeto. Após o aceite do convite pela docente, iniciaram-se os trâmites para o processo de formação da mesma, como a criação do estatuto que rege a liga acadêmica. A Liga Acadêmica de Emergência do Seridó (LAES) foi fundada no semestre de 2022.2 e desde então, desempenhou significativos papéis na divulgação da urgência e emergência entre os demais acadêmicos do curso de enfermagem. A sua diretoria é estruturada em presidente docente e discente, vice-presidente discente, diretor científico, diretor de marketing, diretor financeiro e secretário administrativo. Na abertura do processo seletivo de novos membros, aproximadamente 30 discentes dos mais variados períodos buscaram se inserir na LAES. Após o processo, 12 membros foram selecionados. Entre suas atividades já realizadas, a de maior destaque foi na capacitação de professores da rede pública de ensino de Cruzeta/RN na Lei 13722/2018, a Lei Lucas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observou-se grande interesse por parte dos acadêmicos na participação do processo seletivo. Em grande parte, isso se deveu ao fato da liga ter sido a primeira do campus. É perceptível que as ligas acadêmicas, realmente despertam interesse e participação dos discentes. Dessa forma, as mesmas devem ser incentivadas e criadas. A LAES segue disposta a colaborar em ações de prevenção a acidentes e na capacitação em primeiros socorros, visando o aprendizado e a formação dos discentes do curso de graduação em enfermagem em Urgência e Emergência.