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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
PROJETO BRINCAR COMO PROPULSOR NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PEDIATRIA: RELATO DE EXPÊRIENCIA
Relatoria:
Yasmin da Silva
Autores:
  • Luana de Aguiar Alves
  • Ana Raquel Florindo Mateus Rangel
  • Thais Laet Santos
  • Carolina Sampaio de Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O projeto Brincar: o melhor remédio, da Universidade do Estado de Mato Grosso, é um projeto de extensão acadêmica realizado na clínica pediátrica do Hospital Regional de Cáceres por acadêmicos do curso de Bacharelado em Enfermagem, que propõe oferecer momentos de brincadeira e interação para as crianças hospitalizadas. Realizar atividades lúdicas é imprescindível na humanização do atendimento a crianças, uma vez que estes se encontram fragilizados e vulneráveis e brincar auxilia na promoção do bem-estar dos mesmos. Objetivo: Descrever a importância do projeto Brincar: o melhor remédio para sensibilizar os acadêmicos e profissionais de enfermagem em prestar uma assistência humanizada em pediatria. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência que retrata os aprendizados de acadêmicas voluntárias no projeto de extensão Brincar: o melhor remédio. Resultados e Discussões: Com a participação no projeto Brincar, os acadêmicos puderam observar como a execução de atividades simples, como pintar e desenhar, pode contribuir para a recuperação da criança hospitalizada. Além disso, o projeto de extensão proporcionou aos acadêmicos conhecer a realidade das crianças hospitalizadas e como auxiliar na recuperação da saúde dessas crianças. Conclusão: A prática de brincadeiras no decorrer da internação hospitalar de crianças deve ser constante, pois constitui a humanização da assistência pediátrica. Brincar auxilia as crianças em diversos âmbitos de seu desenvolvimento. Assim, a participação no projeto Brincar: o melhor remédio, demonstra aos acadêmicos a magnitude de instituir a ludicidade no cotidiano hospitalar da clínica pediátrica.