Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DESENVOLVIDAS POR ENFERMEIROS SOBRE DIABETES INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
PATRICIA CARLI MORGADO
Autores:
- Liliane Faria da Silva
- Rosane Cordeiro Burla de Aguiar
- Tatiane Marinz de Souza Luquez
- Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: as tecnologias educacionais podem subsidiar as ações educativas dos profissionais de saúde, facilitando o aprendizado e a adesão dos pacientes e familiares ao tratamento, minimizando as dificuldades existentes em relação à compreensão do cuidado. Objetivo: identificar, na literatura científica, as tecnologias educacionais desenvolvidas por enfermeiros no contexto do diabetes mellitus tipo 1 na infância. Método: revisão integrativa, que analisou artigos nacionais e internacionais indexados nas bases de dados LILACS, IBECS e BDENF; PubMed/MEDLINE; CINAHL. Resultados: incluíram-se 12 estudos que abordam tecnologias educacionais no contexto do diabetes tipo 1 na infância, seu desenvolvimento e utilização nas ações de educação em diabetes para crianças e familiares. Considerações finais: as tecnologias educacionais desenvolvidas por enfermeiros potencializam as ações de educação em diabetes, favorecendo a gestão do cuidado pela família, adesão ao tratamento e melhora na qualidade de vida da criança.