LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE TUBERCULOSE EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Relatoria:
Anna Raquel Cosme Maia
Autores:
  • Alanna Whittier Cordeiro Silva
  • Karolayne Araújo Câmara
  • Rayssa Ferreira Sales de Prado Oliveira
  • Joyce de Souza
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A tuberculose (TB) é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões. É considerada um desafio para a saúde pública do Brasil, e estratégias de conscientização são necessárias para o seu controle. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem na realização de atividades de educação em saúde durante a semana de conscientização sobre a TB e o dia mundial da doença. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência baseado na estratégia de Educação em Saúde em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) no município de Fortaleza-Ceará, durante a disciplina de estágio supervisionado I. As atividades ocorreram no período de 20 à 24 de março de 2023, onde as acadêmicas elaboraram um caça-palavras, contendo termos relacionados à TB para distribuir ao público na fila de espera, e ainda, utilizou-se um banner informativo criado pela Liga Acadêmica em Doenças Estigmatizantes da Universidade Federal do Ceará (LADES/UFC), parceira das ações desenvolvidas. Resultados: Ocorreram as seguintes etapas: 1. Seleção do conteúdo científico a ser abordado e utilizado na produção do elemento participativo; 2. Elaboração do caça-palavras; 3. Distribuição do material ao público assistido na UAPS; 4. Exposição da temática de TB no município de Fortaleza/CE, assim como os aspectos clínicos, epidemiológicos e tratamento da doença, utilizando-se o banner com tais informações sintetizadas. Observou-se que os materiais despertaram a curiosidade dos usuários, que buscaram tirar dúvidas sobre a TB enquanto aguardavam atendimento. Além disso, o caça-palavras mostrou ser um instrumento estratégico para estimular também a atenção dos usuários presentes, contribuindo para a disseminação do conhecimento sobre a doença e tornando participativa a atuação da comunidade e proporcionando um momento interativo e lúdico, de aprendizagem eficaz. Conclusão: Diante do exposto, é possível observar que as atividades realizadas somam à formação acadêmica, assegurando a ampliação de habilidades comunicativas pertencentes à atuação profissional, bem como diversificando o acesso às informações ao público-alvo.