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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS NA ATENÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Leilane Mendes Vilar
Autores:
  • MARIA LÚCIA BEZERRA NETA
  • Lidiany Galdino Félix
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Em março de 2020, a pandemia da COVID 19 afetou todos os aspectos da vida humana, desorganizando os sistemas de atenção à saúde do mundo inteiro e provocando uma crise econômica e social sem precedentes e de dimensões planetárias. As feridas cutâneas são caracterizadas por qualquer interrupção na estrutura anatômica e funcional normal da pele. Destacando as suas competências legais, regulamentadas pela Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) nº 567/2018, cabe ao Enfermeiro participar da avaliação, elaboração de protocolos, seleção e indicação de novas tecnologias em prevenção e tratamento de pessoas com feridas. Objetivo: Capacitar profissionais de Enfermagem que atuam na Atenção Básica para prevenção e tratamento de feridas cutâneas, no cenário pandêmico da COVID- 19. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por meio do canal do Youtube “Curso de Feridas”, no período de agosto a dezembro de 2021, tendo como público alvo os profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde de Campina Grande (PB). O curso de capacitação foi dividido em 4 módulos, totalizando 17 encontros realizados semanalmente onde os alunos utilizavam um software chamado “Streamyard” para fazer as lives e transmitir através do YouTube de forma simultânea. O curso semanal rompeu as fronteiras interestaduais e contou com as participações de palestrantes de elevados graus profissionais que abordaram os subtemas relacionados aos cuidados com as feridas. Os extensionistas do projeto além de conduzir as lives e monitorar a assiduidade dos profissionais inscritos, também eram responsáveis pelo instagram @probexferidasaps que buscou expandir o conhecimento sobre feridas com uma linguagem acessível e didática para a população. Além disso, havia envio de material didático, enquetes e quiz educativos em grupo do Telegram. Resultados: O projeto contribuiu com a Política de Educação Permanente em Saúde na APS e culminou na atualização do conhecimento dos profissionais de Enfermagem e na reorganização do cuidado de pessoas com feridas acompanhadas nas Unidades Básicas de Saúde, além de ter propiciado a criação de instrumentos de avaliação e protocolos de cuidado de pessoas com feridas na Atenção Básica. Considerações Finais: O Curso foi um projeto inovador que conseguiu chamar atenção e manter a maioria dos profissionais participando de modo engajado, trocando experiências e instigando-os a buscar sempre mais conhecimentos.