LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
PERCEPÇÕES ACADÊMICAS ACERCA DO EMPREENDEDORISMO NA ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Juliane Pereira Leoncy
Autores:
  • Roseneide dos Santos Tavares
  • Jessyca dos Santos Melo
  • Gabriel Costa da Silva
  • Aline Oliveira Almeida
  • Adinaldo Moreira Martins
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O empreendedorismo no contexto da enfermagem ainda é um ramo pouco explorado, tanto no dia-a-dia do exercício profissional em si, quanto no conhecimento disseminado no meio acadêmico. Atualmente, a maior parte dos enfermeiros empreendedores é composta por jovens e com pouca experiência de trabalho. Dessa forma, torna-se importante propor atividades ainda na graduação que levem ao desenvolvimento e análise de novas perspectivas no exercício do cuidado da enfermagem. Tendo em vista essa necessidade, em atendimento à demanda discente, a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará propôs a inserção da atividade curricular “Empreendedorismo e Inovação em Saúde” a fim de proporcionar aos alunos uma nova visão de atuação dentro da enfermagem. Objetivo: Descrever a experiência de discentes da graduação em Enfermagem em relação ao empreendedorismo e à compreensão das possibilidades de empreender na enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por acadêmicos do 5° período do curso de Enfermagem na vivência da atividade curricular Empreendedorismo e Inovação em Saúde, ocorridas na Universidade Federal do Pará no período entre os meses de Agosto e Dezembro de 2022. Resultados: A atividade curricular em questão abordou aspectos conceituais e teóricos sobre o que se conhece por empreendedorismo atualmente, apresentando, também, ferramentas para colocá-lo em prática. Além disso, contextualizou o cenário da enfermagem a partir de palestras com empreendedores paraenses e, por fim, propôs como avaliação o desenvolvimento de projetos inovadores a partir dos conhecimentos adquiridos durante esse período, incentivando o discente a realizar pesquisa de mercado da enfermagem para elaboração de protótipos e projetos de empreendimentos que foram apresentados ao fim da atividade curricular. Considerações Finais: O contato com o empreendedorismo na graduação e a experiência de desenvolver projetos focados em empreendimentos trouxeram aos acadêmicos uma visão crítica voltada para a inovação na oferta de serviços que vai muito além do assistencialismo ainda muito enfatizado no meio da enfermagem. Iniciativas como essa são importantes para o avanço dessas práticas, abrindo cada vez mais espaço para o desenvolvimento do profissional de enfermagem e expansão da sua atuação.