Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
Tutoria como ferramenta para avaliação longitudinal de estudantes de curso Técnico em Enfermagem
Relatoria:
MICHELE DA ROSA FERREIRA
Autores:
- Cecília Biasibetti Soster
- Dinara Dornfeld
- Carolina Melo Romer
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O Plano Pedagógico do Curso Técnico em Enfermagem da Escola GHC assume um formato ativo, a partir da teoria do aprendizado em espiral. Para que esse aprendizado seja significativo e equânime, o processo avaliativo também deve assumir essas características.
Objetivo: Analisar o uso da tutoria para avaliação longitudinal de discentes de um curso Técnico em Enfermagem.
Método: Pesquisa ação desenvolvida com discentes e docentes da turma 2021/2023 do curso Técnico em Enfermagem da Escola GHC.
Resultados: Ao início do curso, cada discente foi designado a uma docente tutora. Cada tutora acompanhou 6 estudantes em todo o seu percurso formativo, assumindo a responsabilidade de mediar o processo avaliativo, intervindo e fazendo pactuações com o discente sempre que necessário. Além dos encontros de tutoria pré-definidos, as tutoras também poderiam ser acionadas, tanto pelos docentes das unidades temáticas quanto pelos seus respectivos tutorados, sempre que percebida qualquer dificuldade no processo de aprendizagem. O processo avaliativo dos estudantes baseou-se no desenvolvimento de competências esperadas para cada etapa, as quais eram cumulativas e assumiam graus de complexidade no decorrer do curso. Foram desenvolvidos instrumentos para dar suporte às docentes tutoras, bem como para garantir a transparência do processo aos envolvidos (docentes e discentes). Essa intervenção fortaleceu o vínculo entre discentes e tutoras, permitiu uma avaliação equânime, considerando a curva de aprendizado do discente, para além de resultados padronizados. Verificou-se ainda uma prática de reforço positivo, onde as tutoras acionaram seus tutorados para destacar e incentivar atitudes positivas. O método também foi eficaz em casos de reprovação, conferindo clareza e segurança ao processo.
Considerações: A tutoria pode ser ferramenta potente na proposta de um projeto pedagógico ativo e participativo, possibilitando avaliar cada discente de forma individual e sensível. Contribuiu para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva por parte dos estudantes, que qualificou e deu significado ao processo formativo dos futuros profissionais Técnicos em Enfermagem.
Referencial: FERREIRA M. R; SOSTER C. B; DORNFELD, D, EINLOFT, F.M. Plano pedagógico curso técnico em enfermagem [internet]. Porto Alegre: Hospital Nossa Senhora da Conceição, 2021. p. 50. ISBN 978-65-87505-06-0. Disponível em: https://ensinoepesquisa.ghc.com.br/escolatecnica/projetopedagogicotecnicodeenfermagem.pdf.