Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
DIMENSÃO ÉTICA DA HUMANIZAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO
Relatoria:
Eriane Miranda Gonçalves
Autores:
- Karina de Jesus Cruz do Carmo
- Leila Fernanda Silva de Oliveira
- Silvio Eder Dias da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A humanização é um princípio do cuidado, que busca construir valores visando a dignidade dos sujeitos que estão sendo assistidos. A partir disso, observa-se a importância da formação do enfermeiro pautada nos princípios éticos, o qual busca construir e desconstruir-se constantemente. Objetivo: Discutir as dimensões éticas no processo de formação do enfermeiro e como reflete na humanização do cuidado Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com abordagem qualitativa, seguindo o modelo PICO, realizada no mês de maio de 2023. Para auxiliar na construção, utilizou-se as bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana, Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados em Enfermagem (BDENF), através dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS):“Educação em Enfermagem",“Ética em Enfermagem” e “Humanização da Assistência”, combinados por meio do operador booleano “AND”. Foram incluídos artigos disponíveis na íntegra, nos idiomas português e inglês, que abordassem a temática entre janeiro de 2018 e abril de 2023. Como critérios de exclusão: revisões de literatura, teses, monografias, dissertações, artigos que fugissem da temática. Resultados: Enfatiza-se a importância da educação crítica a fim de promover reflexão e flexibilidade na construção de conhecimentos moral e ético. A priori, é imprescindível que o professor desenhe no sujeito relações pedagógicas de cuidado humanizado, com intuição moral, afeto, autocrítica e responsabilidade social promovendo postura pedagógica horizontal de análise e diálogo, envolvendo-o na sua formação. Ademais, a necessidade de formação ética não deve limitar-se apenas em produzir e distribuir conhecimentos e habilidades, visto que este é percebido como impasses de inter-relação, porquanto observa-se a relevância do desenvolvimento de competência ética como exigência transversal incluindo percepção, comportamento e reflexão ética, uma vez que o processo de formação vai além da qualidade do serviço e procedimentos, e requer qualidade na conduta profissional. Conclusão: Conclui-se que são imprescindíveis o compromisso de docentes na construção e internacionalização de valores nos estudantes, favorecendo o local de estudo para a construção de perspectiva sobre o cuidado, instigando o indivíduo a se instrumentalizar moralmente a fim de encorajá-lo na resolução de conflitos em seu exercício profissional de maneira ética e humanizada.