Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A importância do empreendedorismo para a autonomia, valorização e crescimento da enfermagem.
Relatoria:
Eloysa Pereira Da Silva
Autores:
- Viviane De Souza Brandão Lima
- Felipe Mourato Inácio Da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O empreendedorismo pode ser definido como a prática de indivíduos no âmbito profissional, visando melhorar o desempenho de uma empresa. Quando exercido corretamente, pode-se construir um bom empreendimento.
Objetivo: Este estudo tem como objetivo apresentar a importância do empreendedorismo na formação acadêmica, no crescimento profissional e no desenvolvimento dos enfermeiros perante a sociedade.
Metodologia: Trata-se de um estudo bibliográfico que utilizou como fonte de dados o Google Acadêmico e o Scielo, com um recorte de publicações entre os anos de 2019 e 2022.
Resultados: Os resultados demonstram um crescimento do empreendedorismo na enfermagem, com exemplos como a área de estética e a abertura de consultórios e clínicas administrados por enfermeiros se tornando mais frequentes na sociedade. A Resolução COFEN nº 568/2018 regulamenta o funcionamento desses consultórios e clínicas de enfermagem, tornando o empreendedorismo uma ferramenta de extrema importância para os enfermeiros, possibilitando a abertura desses estabelecimentos e promovendo ainda mais saúde para a sociedade. Como resultado, a prática do empreendedorismo na enfermagem tem se tornado cada vez mais comum, impulsionando a inovação na área e concedendo aos enfermeiros autonomia e visibilidade na sociedade, além de melhorar a qualidade de vida desses profissionais, permitindo que se tornem proprietários do seu próprio negócio.
Conclusão: Conclui-se que o empreendedorismo representa uma área promissora para os profissionais de enfermagem, permitindo que se diferenciem no mercado de trabalho e tenham mais autonomia.