Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O AUTOCUIDADO COM A PELE EM MULHERES: UM OLHAR DA MÍDIA
Relatoria:
Glenda Muniz Messias
Autores:
- Alana da Silva Alencar
- Brenda Rainara Pereira Da Silva
- João Vitor Lima Pereira
- Francisca das Chagas Silva Sousa
- Keitilly De Carvalho Mendes
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
INTRODUÇÃO:A pele constitui o maior órgão do corpo humano e é a porta de entrada para nos relacionarmos com o meio social. Nesse sentido, o autocuidado com a pele está atrelada a questões físicas, onde principalmente as mulheres sofrem pressões sociais para manter sua estética, tendo a mídia como grande influenciadora nesse processo. OBJETIVO: Conhecer as representações sociais veiculadas na mídia sobre o autocuidado com a pele das mulheres. METODOLOGIA: O presente estudo é uma pesquisa de análise documental. Para o desenvolvimento do presente estudo, foi feito um levantamento, nos meses de abril a junho de 2022, no mecanismo de busca da revista Marie Claire, com as seguintes palavras-chave: “autocuidado”, “pele” e “mulher”. Os critérios de inclusão foram: notícias que continham as palavras-chave supracitadas e que foram publicadas entre 2017 e 2022. O critério de exclusão utilizado, a partir da leitura flutuante das notícias, foram aquelas que não faziam parte da temática. As notícias foram agrupadas, organizadas pela pesquisadora e processadas pelo software IRAMUTEQ. RESULTADOS: Foram analisadas oito notícias pelo IRAMUTEQ obtendo um compilado de 3479 palavras com um aproveitamento do corpus de 61,64%. A palavra que teve maior incidência foi "pele", seguido de "beleza" e "cuidados" que revelaram como base para análise: Cuidados com a pele: relações com a estética e autocuidado das mulheres. Encontramos na mídia um veículo mais importante de disseminação de informações com o poder de influenciar as pessoas e no que diz respeito às mulheres, são mais direcionadas pela busca do belo. Quando se trata de autocuidado a mídia corrobora com uma série de processos que direcionam a uma pressão estética como sendo o ideal de pele e quanto mais consome as ideias impostas mais aceito está sendo o estilo de vida imposto por esses meios, que é o vislumbre da concepção cultural que evidencia beleza em detrimento do saudável. CONCLUSÃO: A pele é o maior órgão do corpo humano e oferece inúmeras funções. Com esta pesquisa, evidenciou-se que a mídia incentiva o cuidar da pele sob um ponto de vista estético, que tem o seu mérito, mas, é indispensável maximizar a importância da saúde e bem-estar físico. Com isso a enfermagem, sendo protagonista do cuidado, é fundamental para contribuir com a disseminação de informações e preservação da pele para além de um órgão estético.