LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE A MANOBRA DE HEIMLICH E PRIMEIROS SOCORROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatoria:
MARIA FERNANDA PEREIRA GOMES FIORENTINO
Autores:
  • Camila Silva da Cruz Simião
  • Daiane Suele Bravo
  • Vanessa Ramos Lopes Valverde
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Introdução: A manobra de Heimlich (MH), descrita em 1974 pelo Dr. Henry J. Heimlich, médico cirurgião torácico estadunidense, trata-se de uma técnica pré-hospitalar, que tem por objetivo simular a tosse por meio da elevação do diafragma e aumento da pressão intratorácica, sendo fundamental na desobstrução das vias aéreas superiores de modo que se consiga expulsar o corpo estranho da traqueia da vítima. Objetivo: Descrever a importância da educação em saúde da Manobra de Heimlich e primeiros socorros em escolas públicas e privadas. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão de literatura realizado nas bases de dados LILACS, SCIELO e Google Acadêmico com a utilização dos descritores em ciências da saúde: “Manobra de Heimlich”, “Educação Infantil” e “Primeiros Socorros”. Resultados: Um total de 366 artigos foram previamente encontrados a partir da base de dados, após leitura dos títulos e resumos foram selecionados 10 artigos para leitura na integra e para inclusão foram escolhidos 5 publicações. Conforme a Lei Federal nº 13.722, os profissionais que atuam em estabelecimento de ensino são obrigados à capacitação em primeiros socorros, porém o que se observa é que mesmo com treinamento, diante de uma intercorrência, os profissionais não sentem segurança em realizar a Manobra de Heimlich e primeiros socorros. Conclusão: Diante da pesquisa conclui-se que além de treinamento obrigatório dos profissionais da educação também seria de grande relevância a inserção do profissional enfermeiro no interior das escolas, promovendo ações de educação em saúde e auxiliando na garantia de um atendimento eficaz.